O governador da Bahia, Jeronimo Rodrigues (PT), acompanhado de todo o secretariado estadual, está desde o início da semana em Juazeiro, no norte do estado, onde transferiu temporariamente a sede do governo. A agenda intensa inclui investimentos em saúde pública, segurança, agricultura familiar, infraestrutura urbana e encontros com lideranças regionais e nacionais.
“Vim de mala e cuia. Estou há cinco dias aqui em Juazeiro, despachando diretamente do gabinete do prefeito Andrei Gonçalves, a quem agradeço pelo acolhimento. Essa presença próxima é para garantir que o governo esteja mais sensível às necessidades do povo do Vale do São Francisco”, afirmou o governador.
Entre as ações já realizadas, o chefe do Executivo baiano destacou:
Abertura da Feira de Saúde do Vale do São Francisco
Inauguração da nova sede do Comando Regional da Polícia Militar no norte baiano
Ordem de serviço para construção de uma nova sede em Caratinga
Lançamento do programa Bahia Sem Fogo, com seis bases operacionais em toda a Bahia
Além disso, o governador reuniu-se com dez prefeitos que integram o consórcio de saúde do território, para discutir o uso e ampliação dos serviços da Policlínica Regional, além do fortalecimento da atenção básica nos municípios.
Nesta quinta-feira (17), o presidente da República é esperado em Juazeiro, onde visitará a policlínica local. O governador antecipou que o presidente anunciará, junto com os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), o resultado da seleção do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Saúde — ação aguardada por todo o país.
“Estamos esperando anúncios importantes, como a confirmação de novas policlínicas, incluindo uma para a região de Ipirá, que vai ajudar a desafogar a demanda da população de Baixa Grande, Mairi e o Vale do Jacuípe”, adiantou o governador.
O governador também anunciou a autorização para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município, com o objetivo de reduzir as longas filas nos corredores do hospital regional.
“Inauguramos um hospital grande e moderno, mas a demanda continua alta. Com a UPA, vamos garantir atendimento mais rápido e eficiente para casos de menor complexidade e desafogar o hospital”, explicou.
A agenda do governador segue até o fim de semana e inclui ainda:
Reunião com empresários da região, tanto da zona urbana quanto rural, para identificar demandas prioritárias;
Inauguração de uma avenida pavimentada e iluminada nas imediações do Mercado do Produtor;
Visitas a outros municípios, como Uauá, onde será entregue uma ponte sobre o Rio Vaza-Barris, além de obras de pavimentação e abastecimento de água.
“É uma agenda extensa, focada em saúde, segurança, desenvolvimento regional e na escuta direta das lideranças locais. A presença do governo aqui é para construir soluções com quem vive e conhece a realidade da região”, concluiu o governador.
Com informações: Yasmin Mota
Por: Mayara Nailanne
Mín. 19° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 27°
Tempo limpoMín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsas