Segunda, 16 de Junho de 2025 01:13
75 98251-4963
Geral I Fórum

Feira de Santana sedia I Fórum de Desenvolvimento Sustentável na Educação

O encontro marca a retomada da parceria entre o município e a ACBEU, com foco na ampliação do ensino de inglês nas escolas da rede pública.

29/05/2025 16h00
Por: Carlos Valadares
Foto: Carlos Valadares
Foto: Carlos Valadares

A Prefeitura de Feira de Santana, em parceria com a Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (ACBEU), realiza nesta quinta-feira (29),  no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), o I Fórum de Desenvolvimento Sustentável na Educação. O evento reúne especialistas, autoridades e lideranças para debater práticas sustentáveis e seus impactos na educação pública.

O encontro marca a retomada da parceria entre o município e a ACBEU, com foco na ampliação do ensino de inglês nas escolas da rede pública.

Foto: Carlos Valadares

Segundo Ticiano Cortizo, superintendente da ACBEU, o ensino da língua inglesa vai além da preparação para exames como o Enem. “O inglês hoje é parte do nosso cotidiano. O aprendizado do idioma é um conhecimento que ninguém pode tirar do aluno. Vai além da língua: envolve cultura, identidade e abre portas para o futuro”, explicou.

Ele destacou que o programa une o ensino da língua à cultura local. “Vamos trabalhar o idioma em diálogo com datas comemorativas e temas de Feira de Santana. As crianças vão aprender inglês lendo sobre o padroeiro da cidade, por exemplo. O objetivo é formar protagonistas com visão global e raízes locais.”

Foto: Carlos Valadares

Para o secretário municipal de Educação, Pablo Roberto, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a qualidade do ensino. “Esse convênio com a ACBEU já funcionou em outro momento, foi avaliado e, agora, está sendo retomado com a proposta de alcançar ainda mais estudantes, crianças, adolescentes e adultos. Ver alunos de 3 e 4 anos falando inglês nos enche de orgulho. Estamos fazendo investimentos sérios e estratégicos.”

Pablo ressaltou ainda que o fórum propõe uma visão de educação sustentável, integrando aprendizado e consciência ambiental. “Queremos que essas crianças tenham, além do inglês, uma consciência de cuidado com o meio ambiente e com políticas sustentáveis no dia a dia, dentro e fora da escola.”

Com informações: Carlos Valadares

Por: Mayara Nailanne

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.