A taxa de desocupação na Bahia registrou queda no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (16). Em Salvador, o índice foi ainda mais baixo, atingindo 9,2%, enquanto na Região Metropolitana ficou em 9,8%.
Apesar do aumento de 8,3% no número de desempregados e da retração de 2,4% no total de pessoas ocupadas em relação ao quarto trimestre de 2024, os dados mostram melhora significativa em relação ao início do ano passado. O IBGE atribui essa oscilação à sazonalidade do mercado de trabalho, marcada pelo encerramento de contratos temporários após as festas de fim de ano e pela retomada da busca por emprego por quem havia se afastado do mercado no final de 2024.
Outro destaque do levantamento é o crescimento dos trabalhadores por conta própria na Bahia. No primeiro trimestre, esse grupo somava 1,726 milhão de pessoas — alta de 1,5% frente ao trimestre anterior. A maior parte desses trabalhadores atua na informalidade: 86,7% não têm registro no CNPJ. Esse segmento cresceu 3,7% no período, o equivalente a mais 54 mil pessoas.
Buscas Veja o que os baianos mais buscaram na internet em 2025
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada
PIS/Pasep 2025 Prazo para saque do PIS/Pasep 2025 termina na segunda-feira
Arrastão Arrastão da Micareta passa a integrar calendário oficial de Feira apesar de resistência do setor empresarial Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 37°
Tempo nublado