A taxa de desocupação na Bahia registrou queda no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (16). Em Salvador, o índice foi ainda mais baixo, atingindo 9,2%, enquanto na Região Metropolitana ficou em 9,8%.
Apesar do aumento de 8,3% no número de desempregados e da retração de 2,4% no total de pessoas ocupadas em relação ao quarto trimestre de 2024, os dados mostram melhora significativa em relação ao início do ano passado. O IBGE atribui essa oscilação à sazonalidade do mercado de trabalho, marcada pelo encerramento de contratos temporários após as festas de fim de ano e pela retomada da busca por emprego por quem havia se afastado do mercado no final de 2024.
Outro destaque do levantamento é o crescimento dos trabalhadores por conta própria na Bahia. No primeiro trimestre, esse grupo somava 1,726 milhão de pessoas — alta de 1,5% frente ao trimestre anterior. A maior parte desses trabalhadores atua na informalidade: 86,7% não têm registro no CNPJ. Esse segmento cresceu 3,7% no período, o equivalente a mais 54 mil pessoas.
Bahia Clínica clandestina é interditada e mulher é indiciada por exercício ilegal da medicina em Vitória da Conquista
Trânsito Motorista morre após colidir carro de passeio em carreta
Acidente Carro capota e deixa um morto na zona rural de Feira de Santana
Feira de Santana Segunda Vara de Violência Doméstica contra a Mulher é inaugurada em Feira de Santana
Situação de rua Feira de Santana registra aumento de pessoas em situação de rua
Fluxo do Serviço Saúde alinha fluxo do Serviço de Declaração de Óbito junto com o DPT e CICOM Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 29°
Chuva