Foto: Carlos Valadares
O estande “Fique Sabendo”, da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), está registrando um aumento expressivo na procura por testagem de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) na edição 2025 da Micareta de Feira de Santana. Segundo Eleusina Falcão, coordenadora da área de doenças transmissíveis da Sesab, só no primeiro dia da festa houve praticamente o dobro de testes realizados em comparação ao mesmo período de 2024.
“Isso demonstra que é uma estratégia que vem se consolidando. Já estamos no terceiro ano consecutivo com o estande na Micareta e muitos foliões dizem que também fizeram o teste em 2023 e 2024. É um sinal de credibilidade e respeito pelo trabalho”, afirmou a coordenadora.
Foto: Carlos Valadares O estande realiza testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C. O procedimento leva em torno de 30 a 35 minutos para emissão do resultado e é feito a partir de uma punção na polpa digital. Todos os resultados, sejam eles reagentes ou não, são informados aos usuários por uma equipe especializada composta por médicos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais.
“Nós fazemos questão de entregar o resultado a 100% dos que testam. Para os não reagentes, reforçamos a importância de manter a sorologia negativa e, para isso, oferecemos aconselhamento sobre prevenção combinada”, explicou Eleusina. Entre os métodos disponibilizados pelo SUS estão preservativos masculino e feminino, gel lubrificante, vacinas e a profilaxia pré e pós-exposição (PrEP e PEP).
Em casos de resultados positivos, a entrega do diagnóstico é feita com acolhimento e orientação. A coordenadora destaca que o HIV, embora ainda sem cura, possui tratamento totalmente gratuito e eficaz pelo SUS.
“Quem adere ao tratamento corretamente pode ter uma vida longa e saudável. Avançamos muito na capacidade de diagnóstico precoce e no monitoramento da carga viral dos pacientes”, ressaltou.
Em 2024, o estande realizou mais de 3.200 testes ao longo dos quatro dias da Micareta. Para este ano, a meta é ampliar esse número em pelo menos 30%. Os dados parciais já indicam um desempenho promissor: “Só no primeiro dia deste ano, já realizamos o dobro de testes em relação a 2024”, destacou Eleusina.
Além dos testes, preservativos, géis lubrificantes e materiais informativos estão sendo distribuídos ao público, sempre acompanhados de orientação. “A prevenção não é só entregar o insumo, é conversar sobre o contexto de cada pessoa, suas práticas e como se proteger da melhor forma”, concluiu.
Carnaval 2026 Jerônimo abre oficialmente o Carnaval no Campo Grande e anuncia vinda de Lula no sábado
Prevenção às ISTs UPA Estadual de Feira de Santana promove ação educativa sobre prevenção às ISTs durante o Carnaval
Ibovespa Ibovespa beira os 190 mil pontos em dia de recorde
Novas regras Decreto muda regras do vale-alimentação e do vale-refeição
Gigante do Carnava Gigante do Carnaval: Léo Santana arrasta multidão ao som de “Marquinha de Fitinha” no Pipoco 2026
Pavimentação Prefeitura inicia pavimentação da Rua São Lucas e destaca impacto na mobilidade do bairro Fraternidade Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas