O cardeal italiano Giovanni Angelo Becciu, condenado por peculato e destituído dos direitos ligados ao cardinalato, decidiu não participar do conclave que escolherá o novo papa. A informação foi divulgada pela imprensa italiana nesta segunda-feira (28). A decisão ocorre dias após Becciu ter gerado polêmica ao pressionar o Vaticano para ser admitido na votação.
Becciu renunciou aos direitos vinculados ao cargo em 2020, no contexto de uma investigação sobre a compra irregular de um imóvel de luxo em Londres. Na época, o Vaticano informou que o papa Francisco havia aceitado a renúncia. Segundo as investigações, o Vaticano gastou mais de US$ 200 milhões na aquisição, valor que, conforme a BBC, deveria ter sido destinado a obras de caridade.
Responsável pela assinatura do acordo em 2014, quando chefiava o gabinete do papa, Becciu também é acusado de ter desviado recursos para beneficiar a diocese de sua cidade natal, na Sardenha, favorecendo familiares. Em dezembro de 2023, o Tribunal do Vaticano condenou o cardeal a cinco anos e seis meses de prisão, além da inabilitação vitalícia para ocupar cargos públicos, pelos crimes de peculato e abuso de poder. Apesar da sentença, Becciu recorreu e permanece em liberdade.
Após a morte do pontífice, Becciu viajou a Roma com a intenção de participar do conclave, alegando que o papa teria lhe garantido direitos vitalícios como cardeal. No entanto, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado de Francisco, entregou-lhe dois documentos assinados pelo papa argentino — um de 2023 e outro do mês passado —, confirmando sua exclusão do processo, segundo o jornal Domani. Parolin também teria apresentado os documentos aos demais cardeais reunidos para organizar o conclave.
Bahia Clínica clandestina é interditada e mulher é indiciada por exercício ilegal da medicina em Vitória da Conquista
Trânsito Motorista morre após colidir carro de passeio em carreta
Acidente Carro capota e deixa um morto na zona rural de Feira de Santana
Feira de Santana Segunda Vara de Violência Doméstica contra a Mulher é inaugurada em Feira de Santana
Situação de rua Feira de Santana registra aumento de pessoas em situação de rua
Fluxo do Serviço Saúde alinha fluxo do Serviço de Declaração de Óbito junto com o DPT e CICOM Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 29°
ChuvaMín. 20° Máx. 23°
Chuva