O secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro, acompanhou neste domingo (27) as atividades do esquenta da Micareta de Feira de Santana e destacou a importância do evento para fortalecer a cultura e aproximar a festa da população.
"Essa é a celebração da cultura", como definiu, Bruno celebrou o início dos festejos: "Ontem tivemos o primeiro dia de esquenta lá em São José. Hoje, esse esquenta aqui na Praça Fragmaia, também em Humildes e Ipuaçu. Tudo isso é a cidade sendo contagiada por essa força da cultura que traz esse espírito de comemoração e celebração", afirmou.
O secretário destacou ainda que a festa proporciona encontros, geração de renda para trabalhadores e fortalece o sentimento de pertencimento. "É uma alegria estar aqui ajudando a acontecer, mas sobretudo celebrando junto com o povo de Feira esse momento em que a cultura impera como grande protagonista desses dias de festa na cidade."
Sobre a avaliação do público, Monteiro ressaltou a diversidade observada: "Vimos famílias, crianças, pessoas idosas, todo mundo se dando o direito de participar da festa, especialmente porque essa festa está perto de suas casas, nas comunidades. Democratizar o acesso à Micareta é essencial."
O esquenta da Micareta, com atividades descentralizadas pelos distritos e bairros, busca reforçar o espírito comunitário e valorizar a tradição local. "Esses movimentos de esquenta e prêmios nos distritos fortalecem o sentimento de pertencimento e ampliam o alcance da celebração tão importante para Feira de Santana e para a Bahia", acrescentou.
Monteiro também destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Feira de Santana para a realização do evento. "Quando a gente trabalha de forma articulada, unindo esforços, com certeza quem ganha é a população. E esse é o nosso objetivo: fazer uma festa bonita, democrática e acolhedora."
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 27°
Chuvas esparsas