A Bahia manteve sua posição de destaque como principal porta de entrada de turistas estrangeiros no Norte/Nordeste, nos primeiros três meses de 2025. Dados divulgados pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), indicam que, no período, o estado recebeu 68.024 visitantes internacionais, consolidando-se como líder no receptivo deste público, na região. O número é 50% maior que o primeiro trimestre de 2024.
Somente em março, foi registrada a chegada de 17.583 pessoas de outras nações. No mesmo intervalo de tempo, o Brasil recebeu 3.739.649 pessoas vindas de fora do país, o melhor desempenho da história. Este desempenho é 47,8% maior em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Para o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, os números são reflexo de "um trabalho do Governo do Estado na promoção do destino Bahia em âmbito internacional, associado à captação de voos. Um fator importante que impacta na decisão da viagem é a facilidade de chegar ao destino. Somado a isso, tem a qualificação de trabalhadores e empreendedores e os investimentos em obras de infraestrutura nas 13 zonas turísticas, o que dá segurança e atrai turistas", explicou.
Atualmente, a Bahia está ligada diretamente a três capitais na Europa: Lisboa, em Portugal; Madri, na Espanha; e Paris, na França. Já na América do Sul, tem rotas para Buenos Aires, na Argentina, Montevidéu, no Uruguai, e Santiago, no Chile. A Argentina, com 24.441 passageiros, lidera o ranking dos principais mercados emissores de turistas para a Bahia, seguida por Portugal, França, Chile, Uruguai, Itália, Alemanha e Espanha.
A qualificação da mão-de-obra é feita através de ações da própria Secretaria de Turismo (Setur-BA), por meio de uma plataforma de ensino à distância, do Governo do Estado. A capacitação acontece em parceria entre o governo estadual e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), o Serviço Nacional do Comércio (Senac), o Ministério do Turismo (MTur) e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O esforço do Governo do Estado em promover o destino Bahia foi recompensado recentemente. O projeto comunitário Instituto Santa Cruz – Ponta da Serra, em Adustina, na zona turística Caminhos do Sertão, ganhou o prêmio ouro, na categoria Patrimônio Imaterial, no concurso de Turismo Sustentável da World Travel Latin America (WTM), a maior feira da indústria de viagens da América Latina, na última quarta-feira (16), em São Paulo. O projeto oferece a experiência da devoção à Santa Cruz, incluindo trilhas pela Caatinga, artesanato e gastronomia inspirada na cultura sertaneja.
Novas regras AGU derruba liminar que suspendeu novas regras para CNH
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Buscas Veja o que os baianos mais buscaram na internet em 2025
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 37°
Tempo nublado