A Prefeitura de Feira de Santana entendeu ser pertinente a recomendação do Ministério Público do Estado e, nas próximas convocações do concurso público, não mais exigirá que candidatas com idades acima de 40 anos apresentem, no processo pré-admissional, exames ginecológicos — citologia, microflora e mamografia.
O MP pediu esclarecimentos sobre as exigências para os exames e suas relações com a ocupação dos cargos. Argumentou que tais exames não têm relação direta com o cargo de professor e que, de acordo com o STF, seriam inconstitucionais.
A Banca do Concurso respondeu ao MP que os exames solicitados são complementares, sem caráter eliminatório, e que atendiam à orientação do Ministério da Saúde, que recomenda que esses exames sejam exigidos para candidatas nesta faixa etária.
A Prefeitura encaminhou para o Ministério Público avaliações da presidência da Banca do Concurso e de médicos que compõem a junta que assina o atestado admissional. Como os exames não são excludentes, a intenção foi prevenir, pois entende-se que o bom estado de saúde do trabalhador é um bem inalienável.
O objetivo é promover a qualidade de vida dos futuros servidores, possibilitando, assim, antecipar possíveis medidas preventivas antes dos primeiros sintomas ou iniciar o tratamento, caso necessário.
O objetivo da citologia é detectar alterações celulares que possam indicar a presença de lesões ou doenças, como o câncer. A microflora é a análise microscópica do colo do útero e a mamografia é um exame de raios X que permite visualizar o tecido mamário e detectar alterações suspeitas de câncer.
Prouni 2026 Termina nesta sexta prazo para entrega de documentos do Prouni 2026
Instabilidade ChatGPT apresenta instabilidade nesta sexta
Carnaval 20226 Bahia deve receber 3,7 milhões de visitantes durante Carnaval
Redes sociais Portugal aprova regras para limitar acesso de crianças às redes sociais
Carnaval 2026 Jerônimo abre oficialmente o Carnaval no Campo Grande e anuncia vinda de Lula no sábado
Prevenção às ISTs UPA Estadual de Feira de Santana promove ação educativa sobre prevenção às ISTs durante o Carnaval Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas