O Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou uma resolução que autoriza farmacêuticos a prescrever medicamentos, incluindo os de venda sob prescrição. A medida, que será implementada a partir de abril, exige que o profissional tenha o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em Farmácia Clínica, concedido após cursos de qualificação. A resolução estabelece também que farmacêuticos poderão renovar receitas e realizar exames para avaliar a efetividade do tratamento.
No ano passado, o CFF publicou outra medida sobre o tema. No entanto, ela foi derrubada pela primeira instância da Justiça Federal no Distrito Federal. Antes da continuidade do julgamento em outras instâncias, o conselho emitiu nova resolução. Entre outros aspectos, a resolução CFF Nº 5 DE 20/02/2025 permite que o farmacêutico prescreva medicamentos (incluindo os de venda sob prescrição), renove "prescrições previamente emitidas por outros profissionais de saúde legalmente habilitados", faça exame físico de sinais e sintomas, realize, solicite e interprete exames para avaliação da efetividade do tratamento. Para isso, eles se basearam na licença que o farmacêutico tem de traçar o perfil farmacoterapêutico do paciente. Para o CFF, isso dá ao farmacêutico o direito de prescrever medicamentos e renovar receitas.
A norma gerou reação de associações médicas, que questionam a capacitação dos farmacêuticos e sua competência para a prescrição de medicamentos. Segundo representantes da classe médica ouvidos pelo portal g1, a medida é ilegal, pois os farmacêuticos não possuem formação para realizar diagnósticos e prescrever medicamentos de forma segura.
Pena de estupro Pena de estupro com lesão grave ou morte pode aumentar para 40 anos
Prouni 2026 Termina nesta sexta prazo para entrega de documentos do Prouni 2026
Instabilidade ChatGPT apresenta instabilidade nesta sexta
Carnaval 20226 Bahia deve receber 3,7 milhões de visitantes durante Carnaval
Redes sociais Portugal aprova regras para limitar acesso de crianças às redes sociais
Carnaval 2026 Jerônimo abre oficialmente o Carnaval no Campo Grande e anuncia vinda de Lula no sábado Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas