A delegada Clécia Vasconcelos, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), ressaltou o crescimento das ocorrências de violência de gênero e doméstica em Feira de Santana. Segundo ela, os principais registros incluem ameaças, injúrias e lesões corporais.
“A medida protetiva é um recurso essencial para garantir a segurança dessas mulheres. Assim que solicitam, o documento é expedido em tempo hábil para protegê-las”, explicou.
No entanto, Clécia reforça que o enfrentamento à violência contra a mulher vai além da atuação policial. “O acolhimento é fundamental. Isso envolve apoio psicológico, assistência social, casas-abrigo e oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Muitas mulheres não conseguem romper o ciclo da violência por conta da dependência emocional e financeira”, afirmou.
Para ajudar vítimas em situação de vulnerabilidade, a DEAM desenvolve ações sociais, como o Varal Solidário e campanhas para arrecadação de cestas básicas. “Ainda assim, esses esforços não são suficientes diante da alta demanda e das necessidades dessas mulheres”, pontuou a delegada.
Um dos casos recentes que chocou a cidade foi o de um homem que, após uma discussão com a esposa por conta de compras domésticas, atacou a própria filha, de 13 anos, com 17 facadas. “Além das marcas físicas, a menina ficou extremamente abalada e chegou a dizer que não queria mais ir para a escola. Buscamos apoio para minimizar as cicatrizes e ajudá-la no processo de recuperação”, relatou.
Clécia Vasconcelos destacou ainda que um dos maiores desafios no combate à violência de gênero é a influência das drogas. “Hoje, o uso de entorpecentes está entre os principais fatores que levam à violência contra a mulher. A dependência química agrava conflitos familiares e aumenta o risco de agressões”, concluiu.
Pena de estupro Pena de estupro com lesão grave ou morte pode aumentar para 40 anos
Prouni 2026 Termina nesta sexta prazo para entrega de documentos do Prouni 2026
Instabilidade ChatGPT apresenta instabilidade nesta sexta
Carnaval 20226 Bahia deve receber 3,7 milhões de visitantes durante Carnaval
Redes sociais Portugal aprova regras para limitar acesso de crianças às redes sociais
Carnaval 2026 Jerônimo abre oficialmente o Carnaval no Campo Grande e anuncia vinda de Lula no sábado Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas