O papa Francisco sofreu dois episódios de insuficiência respiratória aguda nesta segunda-feira (3), de acordo com o novo boletim médico divulgado pelo Vaticano.
Após o agravamento do quadro clínico, o pontífice precisou de suporte respiratório, mas não foi necessário realizar intubação. Francisco já havia apresentado o mesmo problema na última sexta-feira (28).
"Hoje, o Santo Padre apresentou dois episódios de insuficiência respiratória aguda, causada por acúmulo significativo de muco endobrônquico e consequente broncoespasmo. Foram então realizadas duas broncoscopias com necessidade de aspiração de secreções abundantes. À tarde, foi retomada a ventilação mecânica não invasiva. O Santo Padre sempre se manteve vigilante, orientado e colaborativo. O prognóstico permanece reservado", informou o Vaticano.
O broncoespasmo, condição que causa dificuldade para respirar, pode levar a episódios de vômito seguidos de inalação. Quando o conteúdo do vômito é aspirado para os pulmões, os médicos chamam essa situação de broncoaspiração. Nos dias anteriores, sábado (1) e domingo (2), o papa não apresentou sinais de insuficiência respiratória, mas os sintomas retornaram nesta segunda-feira.
O papa está internado desde o dia 10 de fevereiro, devido a uma pneumonia bilateral, infecção que afeta ambos os pulmões.
Novas regras AGU derruba liminar que suspendeu novas regras para CNH
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Buscas Veja o que os baianos mais buscaram na internet em 2025
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 37°
Tempo nublado