Na tarde desta quarta-feira (19), a secretária da Mulher, Neinha Bastos, participou de uma reunião com a juíza Kátia Regina Mendes Cunha no Fórum Desembargador Filinto Bastos, em Feira de Santana. O encontro teve como objetivo estreitar os laços entre a Secretaria Municipal da Mulher (SMPM) e o Judiciário, visando a implementação de ações conjuntas para fortalecer a rede de proteção às mulheres na cidade.
A reunião permitiu o alinhamento de estratégias para aprimorar o atendimento às mulheres em situação de violência, garantindo uma atuação mais integrada entre os setores da Justiça e os serviços de apoio às vítimas. Durante o encontro, foi discutida a possibilidade de firmar um Termo de Cooperação entre a SMPM e o Tribunal de Justiça da Bahia para a implantação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC) no âmbito da Secretaria.
A juíza Kátia Regina Mendes Cunha, titular da Primeira Vara de Família e coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), destacou a relevância da parceria. “O objetivo da reunião foi esclarecer para a Secretaria da Mulher, que é um importante órgão aqui em Feira de Santana, sobre as atividades que são fornecidas pelo CEJUSC e nos colocar à disposição para realizar um termo de cooperação com o Tribunal de Justiça, estabelecendo o convênio do CEJUSC pré-processual. Dessa forma, as partes procuram o núcleo de resolução de conflitos, realizam mediações agendadas e os processos são resolvidos de maneira mais célere”, explicou.
A secretária Neinha Bastos reforçou a importância desse diálogo para o fortalecimento das políticas de atendimento às mulheres. “Essa união é muito importante para Feira de Santana, especialmente para as mulheres que buscam acolhimento e suporte em momentos de vulnerabilidade. A possibilidade de contar com o CEJUSC na SMPM vai facilitar o acesso à Justiça, promovendo soluções mais rápidas e menos desgastantes para as usuárias dos nossos serviços. Estamos comprometidos em ampliar essa rede de apoio e garantir que todas tenham um atendimento digno e eficaz”, afirmou.
Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos (CEJUSCs) são unidades do Judiciário destinadas à mediação e conciliação de conflitos, facilitando o acesso à Justiça e promovendo soluções extrajudiciais mais rápidas e menos onerosas para a população. A implantação de um CEJUSC dentro da Secretaria da Mulher permitirá que questões relacionadas às demandas familiares, como divórcios, guarda de filhos e pensão alimentícia, sejam tratadas de forma mais ágil e humanizada.
Atualmente, o Departamento Jurídico da SMPM já presta assistência às mulheres de Feira de Santana, atendendo cerca de 200 demandas mensais em diversas questões familiares. Com a implantação do CEJUSC, o atendimento será ainda mais eficiente, proporcionando mais segurança e agilidade nos processos, reduzindo o tempo de espera e garantindo soluções mais eficazes para as usuárias do serviço.
Novas regras AGU derruba liminar que suspendeu novas regras para CNH
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Buscas Veja o que os baianos mais buscaram na internet em 2025
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 37°
Tempo nublado