Países da América Latina dominaram o ranking que definiu as rotas de voos mais turbulentas de 2024, segundo o site especializado Turbli. Com seis dos 10 trechos pertencentes ao Chile e à Argentina, a viagem entre Mendoza (MDZ) e Santiago (SCL) ocupou o primeiro lugar da lista. Foram analisadas cerca de 10 mil rotas, entre os 550 maiores aeroportos do mundo, durante um ano.
Utilizando análises estatísticas e de Big Data, é calculada a turbulência média de 20 voos mensais para cada rota aérea selecionada, tanto na altitude de cruzeiro quanto durante as fases de subida e descida. Em 2023, o Chile também ocupou o topo do ranking de rotas mais turbulentas do mundo com o trecho entre Santiago (SCL) e Santa Cruz (VVI), na Bolívia — o único da América Latina que apareceu no levantamento da época. Em 2024, a rota contrária, entre Santa Cruz (VVI) e Santiago (SCL), apareceu em sétimo lugar.
Nenhuma cidade brasileira apareceu no ranking de 2024. Já em 2023, o Brasil dominou o ranking da América do Sul, com trechos de São Paulo (GRU), Rio de Janeiro (GIG) e Florianópolis (FLN) ocupando seis posições na lista. Além dessas, em 2023, a rota entre Cape Town (CPT) e São Paulo (GRU) foi considerada a sexta mais turbulenta na categoria de longa distância.
Novas regras AGU derruba liminar que suspendeu novas regras para CNH
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Buscas Veja o que os baianos mais buscaram na internet em 2025
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado