Quase metade dos 3,3 mil aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência de Feira de Santana (IPFS) realizou a prova de vida pelo aplicativo Meu RPS. A outra parte procurou a instituição presencialmente ou foi a uma agência da Caixa Econômica Federal.
A prova de vida é uma condição necessária para que os benefícios e aposentadorias sejam pagos no ano seguinte. Oficialmente, a regularização foi encerrada no dia 27 de dezembro. No entanto, o serviço ainda está sendo prestado até esta sexta-feira (17), tanto no IPFS quanto na Caixa Econômica Federal. O uso do aplicativo, no entanto, está suspenso.
A diretora-presidente do IPFS, Midiã Leite, afirmou que a quantidade de pessoas que fez a declaração via aplicativo foi considerada boa, considerando que muitos beneficiários estão em uma faixa etária onde o conhecimento de ferramentas da internet ainda não é amplo. A tendência é de crescimento desse número em 2025.
“Quem veio à sede do IPFS, nós o ajudamos a fazer pelo aplicativo”, disse Midiã Leite. Os servidores também orientaram os beneficiários sobre como responder aos questionamentos nas próprias casas. Antes disso, a grande maioria procurava a Caixa Econômica Federal.
Técnicos do instituto visitaram as residências de 35 aposentados e pensionistas que comunicaram ao instituto que estavam enfrentando problemas de saúde e estavam acamados.
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