A tradicional Feira do Livro Usado, que acontece anualmente entre janeiro e março, inicia com boas expectativas de vendas por parte dos livreiros, apesar das mudanças no setor, e de economia para os pais dos estudantes.
Comparado aos preços das livrarias, a economia pode chegar a até 70%. Outro benefício dessa negociação é a possibilidade de pechinchar. Nem sempre o valor pedido é o valor final, e uma boa negociação pode resultar em preços ainda melhores.
Leda Santos Oliveira, que participa da Feira há 14 anos, mantém a esperança de boas vendas, mas reconhece que a decisão das escolas de reduzir o uso de livros adotados impacta negativamente esse tipo de comércio. “Não tem como comprar e vender”, lamenta.
O fluxo de compradores tende a aumentar conforme as matrículas são feitas e as escolas liberam as listas de livros. As barracas são montadas na calçada do estacionamento da Prefeitura, na Avenida Getúlio Vargas.
Para Glaudson Lira, coordenador da Feira, a adoção de pacotes de livros pelas escolas – vendidos diretamente aos pais – contribuiu para a diminuição do público. Além disso, ele observa que os grupos de pais nas redes sociais, que agora vendem livros entre si, também reduziram a procura pela Feira, já que antes esses consumidores buscavam o evento para negociar.
Para garantir uma compra satisfatória, os compradores devem estar atentos às condições físicas dos livros – se há danos, como riscos ou páginas faltando – e, principalmente, à edição solicitada pelas escolas.
“Bota-Fora” Programa “Bota-Fora” recolhe mais de 3 toneladas de resíduos em ação no combate à dengue em Feira de Santana
Tarifaço Trump promete pagar US$ 2 mil a norte-americanos com dinheiro do tarifaço
Homem sugado Homem é encontrado vivo após ser sugado por cratera; confira
Carros Antigos Paixão sobre rodas marca o 13º Encontro de Carros Antigos de Feira de Santana
Mega-Sena Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 67 milhões
Tempestade Inmet emite alerta de tempestade para 25 cidades da Bahia Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 29°
ChuvaMín. 20° Máx. 23°
Chuva