Nos últimos quatro anos, os casos de catapora (varicela) na Bahia aumentaram 216%, conforme dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Em 2020, foram registrados 384 diagnósticos confirmados, enquanto em 2024 esse número saltou para 1.214. A situação pode se agravar em 2025, já que, segundo o Conselho Nacional dos Municípios (CNM), 84 cidades baianas enfrentam falta da vacina contra a doença.
Os municípios com mais casos de catapora no ano passado foram Salvador (406), Feira de Santana (91) e Prado (43). No entanto, os números apresentados pela Sesab diferem ligeiramente dos registrados pelo Ministério da Saúde, que contabilizou 1.264 casos confirmados e apontou a Bahia como o estado brasileiro com o maior número de diagnósticos de varicela.
A entidade federal explica que a doença afeta principalmente crianças e é infecciosa, altamente contagiosa e geralmente benigna, sendo mais comum entre o final do inverno e o início da primavera. Entre os sintomas possíveis estão manchas vermelhas, bolhas no corpo, mal-estar, cansaço, dor de cabeça, perda de apetite e febre baixa. Com o tempo, as bolhas evoluem para pequenas vesículas com líquido claro, que escurece e seca, causando coceira intensa.
Outro reflexo da circulação do vírus varicela-zoster é o aumento de 61% nos casos de herpes-zoster no mesmo período. Em 2024, a Bahia registrou 123 diagnósticos, um acréscimo em relação aos 76 de 2020. As cidades mais afetadas foram Salvador (31), Juazeiro (5) e Eunápolis (4)
Novas regras AGU derruba liminar que suspendeu novas regras para CNH
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Buscas Veja o que os baianos mais buscaram na internet em 2025
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado