
O PROCON de Feira de Santana iniciou nesta semana um trabalho de fiscalização nas escolas particulares da cidade para garantir o cumprimento das normas relativas à volta às aulas. Segundo o superintendente Maurício Carvalho, uma portaria (nº 004/2024) foi publicada no Diário Oficial do Município em 27 de dezembro de 2024, estabelecendo regras para as instituições de ensino.
"Estamos notificando todas as escolas da rede particular e encaminhando cópias da portaria. Elas têm cinco dias úteis para enviar ao PROCON documentos como contratos, listas de materiais escolares e outros itens relacionados à volta às aulas. O objetivo é analisar e identificar possíveis irregularidades ou práticas que desrespeitem o Código de Defesa do Consumidor (CDC)", destacou Maurício.
Além disso, o PROCON realizou uma pesquisa de preços com 27 itens da lista de material escolar mais demandados, analisando preços em quatro estabelecimentos comerciais da cidade. O levantamento já está disponível AQUI
"O objetivo da pesquisa é facilitar a vida do consumidor, permitindo que ele compare preços, marcas e escolha os produtos com melhor custo-benefício. Isso estimula a concorrência no mercado e ajuda o consumidor a economizar tempo e dinheiro", explicou o superintendente.
Direitos e orientações para os consumidores
Maurício Carvalho também lembrou que o consumidor tem direito à troca de produtos, conforme o CDC, desde que apresente a nota fiscal. "Se houver qualquer problema com o material, basta ter a nota de compra em mãos para solicitar a troca dentro dos prazos previstos pela legislação", afirmou.
Ele reforçou a importância de pesquisar antes de comprar e orientou os consumidores a consultarem a pesquisa publicada pelo PROCON. "Isso facilita a identificação do produto, marca e valor, ajudando na escolha da melhor compra", acrescentou.
Atendimento ao consumidor
O PROCON de Feira de Santana disponibiliza atendimento presencial na Rua Castro Alves, nº 635, e também pelo aplicativo Procon Feira de Santana. "Estamos à disposição para esclarecer dúvidas ou receber denúncias de possíveis irregularidades. Pais, avós ou responsáveis podem nos procurar sempre que necessário", concluiu Maurício.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Novas regras AGU derruba liminar que suspendeu novas regras para CNH
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Buscas Veja o que os baianos mais buscaram na internet em 2025
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado