
Ao reassumir a presidência da Fundação Egberto Costa (Funtitec), Carlos Coelho detalhou os desafios encontrados nos equipamentos culturais e tecnológicos de Feira de Santana e os primeiros passos para solucionar os problemas. Em coletiva, destacou a interdição do Teatro Municipal Margarida Ribeiro, a necessidade de recuperação do Planetário do Parque do Saber e o resgate de projetos culturais como Vozes da Terra e Feira Digital, entre outros.
Coelho informou que o Teatro Margarida Ribeiro foi interditado devido à precariedade das instalações. “Os sanitários não têm condições de receber o público e a iluminação está provocando curto-circuito, oferecendo risco de incêndio. O prefeito José Ronaldo já autorizou as obras necessárias, que serão iniciadas pela Superintendência Municipal de Obras.”
No Planetário do Parque do Saber, o cenário é igualmente preocupante. Três projetores foram queimados por falta de manutenção, gerando um prejuízo estimado em quase R$ 5 milhões. “Já estamos em contato com a empresa responsável para providenciar a substituição dos equipamentos. Temos a promessa de financiamento por um banco internacional para viabilizar a recuperação.”

Carlos Coelho destacou que projetos importantes, como Vozes da Terra, Arte de Viver e o funcionamento das bibliotecas nos distritos, foram abandonados. Ele reforçou o compromisso do prefeito José Ronaldo em retomar essas iniciativas:
“Tudo isso desapareceu, mas vamos trazer de volta. Queremos que a classe artística de Feira fique tranquila, pois a Fundação será revitalizada.”
O presidente anunciou também um projeto de lei para devolver à Fundação Egberto Costa sua essência cultural, permitindo que volte a gerir diretamente os equipamentos culturais e tecnológicos da cidade. “Sem essa autonomia, projetos importantes ficaram sem direcionamento, e a fundação quase foi destruída.”
Outro projeto que será revitalizado é o Feira Digital, que oferecia internet gratuita a 98% do território do município. “Encontramos uma rede de fibra óptica de 19 quilômetros e 180 rádios inutilizados por falta de manutenção. Vamos restabelecer esse serviço para atender tanto a população quanto os órgãos públicos.”
Coelho finalizou reafirmando o compromisso da gestão com a classe artística e a comunidade de Feira de Santana. “O prefeito José Ronaldo está determinado a fazer com que a Funtitec volte a ser uma referência de cultura e tecnologia para a cidade.”
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Brasil Fundador do PT, José Álvaro Moisés morre afogado em São Paulo
Homicídio Jovem morre após ser esfaqueada em Ipirá
Lixo Lixo será recolhido e parques serão abertos durante Carnaval
Tony Salles Tony Salles encerra desfile antes do final do circuito por problema no trio elétrico
Pena de estupro Pena de estupro com lesão grave ou morte pode aumentar para 40 anos
Prouni 2026 Termina nesta sexta prazo para entrega de documentos do Prouni 2026 Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas