Os 21 vereadores escolhidos para integrar o Poder Legislativo feirense a partir deste ano, o prefeito José Ronaldo de Carvalho e seu vice, Pablo Roberto, tomaram posse dos cargos na tarde desta quarta-feira (1º), em sessão solene na Câmara Municipal. Eleitos no último pleito eleitoral, o mandato de quatro anos deve encerrar em 31 de dezembro de 2028. A cerimônia, que também marcou a instalação da 20ª Legislatura da Casa da Cidadania, foi acompanhada por diversas autoridades, representantes de entidades públicas, organizações sociais e familiares dos políticos. Sob condução da presidente da sessão, vereadora -Eremita Mota (PP), a Mesa de Honra contou com a presença do prefeito e vice, eleitos; procurador geral do município, Guga Leal; e o vereador Professor Ivamberg (PT), na função de secretário “ad hoc” da sessão.
Após pronunciarem o juramento garantindo cumprir as funções constitucionais e obedecer os princípios da Lei Orgânica do Município, foram empossados José Ronaldo e Pablo Roberto, e os vereadores Edvaldo Lima, Gerusa Sampaio, José Carneiro, Zé Curuca, Galeguinho SPA, Marcos Lima e Lulinha, todos do União Brasil; Eremita Mota, Pastor Valdemir, Luiz da Feira e Ron do Povo, integrantes do Partido Progressistas; Silvio Dias e Professor Ivamberg, eleitos pelo Partido dos Trabalhadores; Ismael Bastos e Marcus Carvalhal, do Partido Liberal; Lu de Ronny (PV); Pedro Américo (Cidadania); Eli Ribeiro (Republicanos); Jurandy Carvalho (PSDB); Jorge Oliveira (PRD) e Gean Caverna (Podemos).
Em nome de todos os colegas da Câmara, o vereador Pastor Valdemir (PP) fez uma saudação especial aos empossados. Ele destacou a importância do trabalho harmônico entre os Poderes Executivo e Legislativo. Lembrou que o período da pandemia do Covid-19, ocorrido nos dois primeiros anos da legislatura que finalizou, causou muitas dificuldades aos feirenses. No entanto, a aguerrida atuação dos parlamentares da época ajudou no efetivo enfrentamento das adversidades.
“Mesmo com pouca experiência, já que muitos estavam em início de mandato, colaboramos muito para Feira ser a cidade que menos teve mortes, devido à doença. E isto foi uma luta desta Casa”, disse. Valdemir conclamou os novos legisladores a repetirem o gesto em relação à nova administração pública. “Peço que voltemos a unir nossas mãos para ajudar a trazer um outro momento para Feira. O povo merece uma Câmara independente, mas também harmônica”, frisou.
Além de reunir a experiência obtida em razão dos caminhos já percorridos, afirmou José Ronaldo (UB), ele carrega também a coragem de “ousar e fazer diferente”, ao assumir o quinto mandato de prefeito. “Escreveremos isto juntos. Faremos deste capitulo, o momento grandioso de nossa história, visando transformar Feira ainda mais”, disse. O gestor garantiu ter a intenção de procurar e manter diálogo com as autoridades das esferas federal e estadual. E reafirmou que cumprirá os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral. Na saúde, ele destacou a construção do hospital municipal e a proposta de zerar nos primeiros 100 dias de governo a fila de espera de consultas e exames.
“Inclusive, amanhã já teremos reunião com a equipe pra tratar de uma das providências para zerar estas filas”, disse. Questões de mobilidade urbana, atenção à zona rural e realização de obras de drenagens em vários bairros, também foram citadas pelo prefeito. Sua perspectiva é que Feira seja “exemplo de gestão, humanidade e transformação”. No início das atividades do Legislativo, adiantou o prefeito, a Prefeitura encaminhará um projeto à Câmara tratando sobre o CIS Norte. A ideia é conceder incentivos para implantação de empresas na região norte de Feira, entre a estrada dos distritos de Matinha e Maria Quitéria.
O slogan “Todo dia tem trabalho chegando”, escolhido para a gestão, pretende simbolizar um governo que “não tem hora e nem descanso” quando se trata de trabalhar pelo Município, afirmou José Ronaldo. “Sei que os desafios são grandes, mas a força de nossa gente é maior”.
Operação Zargun TRF-2 mantém prisão de TH Joias e outros cinco investigados da Operação Zargun
Concurso Justiça suspende concurso público de Santanópolis por suspeita de fraude
Pena de Bolsonaro Senado aprova PL que reduz pena de Bolsonaro
Marcos Lima Marcos Lima faz balanço positivo do ano legislativo na Câmara de Feira de Santana
Emprestimo ALBA aprova urgência para analisar 23º empréstimo de Jerônimo Rodrigues
Desembargador preso Desembargador preso pela PF ficou quase 18 anos afastado do cargo Mín. 20° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas