A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou que, ao longo de 2024, tem registrado cerca de mil reclamações mensais relacionadas a cancelamentos unilaterais de planos de saúde — quando a operadora encerra o contrato sem justificativa. Entre janeiro e outubro, foram contabilizadas 13.339 queixas desse tipo.
Em maio, o número de reclamações atingiu um pico, totalizando 1.854 registros. Na ocasião, a ANS emitiu um comunicado reforçando que as operadoras de planos de saúde não podem realizar "seleção de riscos" no atendimento, contratação ou exclusão de beneficiários, independentemente da modalidade do plano.
Isso significa que nenhuma pessoa pode ser impedida de contratar um plano de saúde devido à sua idade ou condição de saúde. Até agosto desse ano, não havia nenhuma regra que obrigasse as operadoras a informar os cancelamentos. Então, a única maneira de medir o tamanho do problema são as reclamações dos consumidores que chegam até a própria ANS.
“Bota-Fora” Programa “Bota-Fora” recolhe mais de 3 toneladas de resíduos em ação no combate à dengue em Feira de Santana
Tarifaço Trump promete pagar US$ 2 mil a norte-americanos com dinheiro do tarifaço
Homem sugado Homem é encontrado vivo após ser sugado por cratera; confira
Carros Antigos Paixão sobre rodas marca o 13º Encontro de Carros Antigos de Feira de Santana
Mega-Sena Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 67 milhões
Tempestade Inmet emite alerta de tempestade para 25 cidades da Bahia Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 20° Máx. 21°
ChuvaMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado