Foto: Carlos Valadares
Na última semana, um incidente na Escola Cívico-Militar Quinze de Novembro, localizada no distrito de Jaíba, em Feira de Santana, chamou a atenção para a importância da atuação da Guarda Municipal, especialmente através do programa Ronda Escolar. Uma aluna foi flagrada com 40 pinos de cocaína na mochila após a direção da escola, que observou um comportamento atípico, acionou as autoridades competentes.
O comandante da Ronda Escolar, Marcos Dantas, destacou a importância desse serviço para a manutenção de um ambiente seguro nas instituições de ensino da rede municipal. Segundo ele, a Ronda Escolar atua de forma contínua, tanto na sede quanto nos distritos, e é uma presença constante para garantir a segurança dos estudantes, professores e demais integrantes da comunidade escolar. “Nosso trabalho vai além de manter o entorno da unidade escolar seguro; nós estabelecemos uma relação de proximidade com os alunos, professores e diretores, tornando-nos um ponto de apoio e referência para resolver problemas internos e no entorno da escola”, afirmou Dantas.
Foto: Carlos Valadares
Dantas explicou que a ronda cobre todas as unidades escolares do município e é acionada por solicitações da comunidade escolar. “Quando somos informados sobre alguma situação específica, programamos uma ronda focada para atender à demanda, mas atendemos todas as escolas diariamente, especialmente nos horários de entrada e saída dos alunos, momentos de maior movimentação”, disse ele.
Além das rondas preventivas, o programa realiza atividades educativas, como palestras e conversas em sala de aula. De acordo com Dantas, essa abordagem fortalece a confiança da comunidade escolar na Guarda Municipal, promovendo um ambiente de respeito e segurança. Em casos de atos infracionais, como o ocorrido na Escola Quinze de Novembro, a Ronda Escolar age em parceria com a direção da escola, os pais do aluno e as autoridades competentes para garantir que as medidas legais sejam tomadas.
“Nosso trabalho tem sido bem recebido e avaliado positivamente pela comunidade escolar. A proximidade que criamos tem ajudado a reduzir conflitos, como brigas, bullying e até infrações mais graves. E, em situações como a flagrada recentemente, nós atuamos junto aos responsáveis e ao Conselho Tutelar, se necessário, para o encaminhamento adequado do caso”, concluiu Dantas.
Com inofrmações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Mín. 17° Máx. 26°
Mín. 20° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuva