Foto: Carlos Valadares
Na última semana, um incidente na Escola Cívico-Militar Quinze de Novembro, localizada no distrito de Jaíba, em Feira de Santana, chamou a atenção para a importância da atuação da Guarda Municipal, especialmente através do programa Ronda Escolar. Uma aluna foi flagrada com 40 pinos de cocaína na mochila após a direção da escola, que observou um comportamento atípico, acionou as autoridades competentes.
O comandante da Ronda Escolar, Marcos Dantas, destacou a importância desse serviço para a manutenção de um ambiente seguro nas instituições de ensino da rede municipal. Segundo ele, a Ronda Escolar atua de forma contínua, tanto na sede quanto nos distritos, e é uma presença constante para garantir a segurança dos estudantes, professores e demais integrantes da comunidade escolar. “Nosso trabalho vai além de manter o entorno da unidade escolar seguro; nós estabelecemos uma relação de proximidade com os alunos, professores e diretores, tornando-nos um ponto de apoio e referência para resolver problemas internos e no entorno da escola”, afirmou Dantas.
Foto: Carlos Valadares
Dantas explicou que a ronda cobre todas as unidades escolares do município e é acionada por solicitações da comunidade escolar. “Quando somos informados sobre alguma situação específica, programamos uma ronda focada para atender à demanda, mas atendemos todas as escolas diariamente, especialmente nos horários de entrada e saída dos alunos, momentos de maior movimentação”, disse ele.
Além das rondas preventivas, o programa realiza atividades educativas, como palestras e conversas em sala de aula. De acordo com Dantas, essa abordagem fortalece a confiança da comunidade escolar na Guarda Municipal, promovendo um ambiente de respeito e segurança. Em casos de atos infracionais, como o ocorrido na Escola Quinze de Novembro, a Ronda Escolar age em parceria com a direção da escola, os pais do aluno e as autoridades competentes para garantir que as medidas legais sejam tomadas.
“Nosso trabalho tem sido bem recebido e avaliado positivamente pela comunidade escolar. A proximidade que criamos tem ajudado a reduzir conflitos, como brigas, bullying e até infrações mais graves. E, em situações como a flagrada recentemente, nós atuamos junto aos responsáveis e ao Conselho Tutelar, se necessário, para o encaminhamento adequado do caso”, concluiu Dantas.
Com inofrmações: Carlos Valadares
Por: Mayara Nailanne
Homicídio Ajudante de pedreiro é assassinado após cumprir 22 anos de prisão por latrocínio e homicídio em Feira de Santana
Reforça policiamento 25º BPM reforça policiamento em Feira de Santana e registra redução de 60% nos homicídios na Conceição
Ataque de cães Polícia Civil prende suspeito de usar cães para atacar pessoas no bairro da Graça
Bahia Sistema de videomonitoramento usado por traficantes é desmontado pela PM em Amélia Rodrigues
Operação “Cupiditas” Polícia Civil deflagra Operação “Cupiditas” contra agiotagem em Capela do Alto Alegre
Elucidação Polícia elucida assassinato de homem com deficiência mental em Feira de Santana; dois suspeitos são presos Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado