O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA), coronel Paulo Coutinho, criticou as declarações feitas pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis, a respeito do efetivo policial e da segurança pública na capital baiana na manhã desta terça-feira (22). A declaração do coronel ocorreu em entrevista ao BNEWS, no lançamento da Operação Hórus, que trouxe militares da Caatinga para intensificar o combate às facções criminosas na capital baiana.
O comandante lamentou o que chamou de "desconhecimento" por parte do prefeito e defendeu as ações do governo estadual no reforço da segurança. "A gente lamenta o desconhecimento dessa autoridade, mas temos hoje um efetivo condizente para atuar na nossa capital e também no nosso estado. O governo Jerônimo Rodrigues tem empregado uma formação de dois mil policiais militares por ano. Eu tenho certeza que ele foi mal assessorado e não informaram a ele como deveria ser. A Polícia Militar hoje tem um efetivo que historicamente há muito tempo não tinha", declarou Paulo Coutinho.
As críticas de Bruno Reis ocorreram também nesta manhã. O gestor municipal afirmou que houve uma redução no número de policiais desde que a atual gestão assumiu o Governo do Estado.
"Há uma redução no efetivo desde quando eles assumiram o Governo do Estado. Não há como um estado que investe mais em propaganda do que com segurança, que possa dar paz e tranquilidade para o cidadão. Precisamos de mais efetivo e de salários melhores", disse o prefeito. Ele também criticou a gestão estadual por perder o controle sobre o avanço das facções criminosas, mencionando o impacto do tráfico de drogas em bairros como São Cristóvão.
A Operação Hórus foi lançada com o objetivo de intensificar o policiamento em Salvador e combater o crescimento da criminalidade, especialmente nas áreas mais afetadas pelas disputas entre facções.
Homicídio Vendedor de frutas é morto a tiros no Bom Viver
Carnaval 2026 No segundo dia do Carnaval de Salvador, reconhecimento facial da SSP já localizou 18 foragidos
Suspeita de estupro Polícia apura suspeita de estupro em circuito do Carnaval de Salvador
Polícia Civil Polícia Civil reforça combate a furtos e roubos de celulares no Carnaval
violência familiar Homem é suspeito de matar filha de 15 anos e tirar a própria vida em Irará
Apreensão Drogas são apreendidas em imóvel abandonado em Feira de Santana Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsas