Terça, 22 de Outubro de 2024
75 98251-4963
Polícia Líder de facção

Chefe do BDM envolvido em morte de policial federal em Salvador é alvo de operação após se aliar a nova facção

'Caboclinho' teria ligação direta com a morte do PF Lucas Caribé, morto em setembro de 2023

21/10/2024 09h13
Por: Carlos Valadares Fonte: Bnews
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Acusado de chefiar a facção Bonde do Maluco (BDM) na Bahia, Jackson Antônio de Jesus Costa, vulgo ‘Caboclino’, se tornou alvo da Operação Cravante, desencadeada pela Polícia Federal (PF) para desarticular um esquema de apoio externo a líderes de facções criminosas presos no Distrito Federal.

Além de envolvimento com tráfico de drogas, Caboclinho é um dos principais personagens envolvidos na morte do policial federal Lucas Caribé, assassinado em setembro de 2023, durante uma operação policial no bairro de Valéria, em Salvador.

O homem foi capturado em Brasília e, desde então, está preso no Complexo Penitenciário da Papuda. Mesmo atrás das grades, Jackson Antônio continuou coordenando as atividades do BDM e ainda se aliou ao Primeiro Comando da Capital (PCC), fortalecendo sua influência.

A entrada de Caboclinho no PCC, dentro da penitenciária, foi possível após uma articulação com advogados - ou pessoas que se passavam pelos profissionais - que colocavam terceiros em contato com os presos. Desta forma, ele conseguiu ampliar sua rede criminosa, manter o controle sobre as operações do tráfico na Bahia, além de conseguir se comunicar com outros detentos, atraindo assim novos faccionados.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.