Um número de telefone com WhatsApp para denúncias de compra de voto, nas eleições de 2024, em Ilhéus, Itabuna e região sul da Bahia foi divulgado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e a Polícia Federal (PF).
As pessoas podem gravar vídeo, áudio ou encaminhar uma mensagem relatando a proposta de compra de voto para o número (71) 9258-0158. As instituições garantem o anonimato do denunciante.
Entenda – De acordo com o MPE, quando os eleitores são seduzidos por promessas de benefícios materiais, suas decisões passam a ser guiadas por interesses imediatos, ao invés de refletirem suas verdadeiras crenças ou as necessidades da comunidade.
Essa dinâmica pode resultar na eleição de representantes que carecem de compromisso com o bem-estar público, favorecendo interesses pessoais ou de grupos específicos. Além disso, a prática da compra de votos contribui para um ciclo de corrupção e desconfiança nas instituições democráticas.
Eleitores que optam por vender seus votos frequentemente se sentem desencantados com o sistema político, convencidos de que suas opiniões não têm valor.
Isso pode levar a uma redução na participação nas eleições e à marginalização de questões sociais cruciais.
Novas regras AGU derruba liminar que suspendeu novas regras para CNH
Ano novo Festas de ano novo na Bahia; preços podem ultrapassar R$ 1,5 mil
Buscas Veja o que os baianos mais buscaram na internet em 2025
São Gonçalo Homem morre após colidir moto em cavalo na BR 101
Desconto Projeto de lei prevê desconto na compra de carros para idosos
Mega da Virada Caixa alerta para sites falsos às vésperas do sorteio da Mega da Virada Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 37°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 36°
Tempo nublado