As novas diretrizes de acolhimento de imigrantes no Brasil começam a valer nesta segunda-feira (26). A medida do Ministério da Justiça estabelece que estrangeiros que tiverem outro país como destino e chegarem ao Brasil sem visto não terão permissão de entrada.
A ação é fundamentada por um relatório da Polícia Federal, que aponta a utilização do Brasil como rota de tráfico humano. De acordo com o levantamento, a maioria dos imigrantes que solicitam refúgio não tem justificativa para a admissão do pedido.
O relatório ainda aponta que grande parte vem do sudeste da Ásia e de países do continente africano, com objetivo de entrar ilegalmente nos Estados Unidos e no Canadá. A Secretaria Nacional de Justiça determinou que toda solicitação de refúgio deve ter comprovação a partir das novas normas.
No Aeroporto Internacional de Guarulhos, mais de 400 imigrantes aguardam aprovação do documento. No último domingo (25), uma reunião entre o Ministério Público Federal, a concessionária GRU Airport e a Defensoria Pública da União discutiu as medidas humanitárias de assistência ofertadas a essas pessoas.
Feriado Sindicato dos Comerciários de Feira divulga funcionamento no feriado da Consciência Negra
Atualização gov Atualização do app gov.br facilita uso por pessoas com deficiência
Tarifaço de Trump Tarifaço de Trump reduz em mais de 60% exportações de cafés especiais brasileiros para os EUA
Inflação desacelera Inflação desacelera para 0,09% em outubro, menor taxa para o mês em 27 anos
Acidente Motorista morre em grave acidente na BR-324, em Tanquinho
Ressarcimento Governo amplia prazo para ressarcimento de aposentados pelo INSS até 2026 Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 20° Máx. 21°
ChuvaMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado