Nesta quarta-feira (21), Tatiana Portela Teles, de 35 anos, viu seu sonho se realizar ao perder mais de 5 quilos de mamas em uma cirurgia de gigantomastia, parte do Programa Municipal de Redução de Mamas Gigantes, realizado no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher. Desde 2018, o programa já realizou 300 cirurgias, transformando a vida de muitas mulheres.
Tatiana, que perdeu mais de cinco quilos de mamas após a cirurgia, diz que aguardava há mais de 20 anos por essa oportunidade. "Já tentei em outro mutirão, mas desta vez, no mutirão de 2023, passei por todas as triagens, e o dia mais feliz foi quando me ligaram confirmando a minha cirurgia. Obrigada, Dr. César, e toda a equipe do Hospital da Mulher", disse ela emocionada.
O cirurgião plástico César Kelly Villafuerte Velez, coordenador do PROTG, explica que a gigantomastia é uma condição em que as mulheres têm seios extremamente grandes, causando dores, desconforto e constrangimento. "O Hospital da Mulher é pioneiro nesse tipo de cirurgia, e hoje realizamos uma intervenção que reduziu mais de 5 quilos de mamas. Agora, essa paciente terá uma qualidade de vida muito melhor", destacou o cirurgião.
Segundo Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, o programa já beneficiou mais de 300 mulheres com cirurgias gratuitas. "Hoje é um dia significativo para todos nós, que realizamos em 2023 o 8º Mutirão de Cirurgias de Mamas Gigantes, ultrapassando as expectativas ao oferecer mais de 500 atendimentos em uma manhã. Com a ampliação do centro cirúrgico, estamos conseguindo aumentar nossa assistência", afirmou Gilberte.
O Centro Cirúrgico do HIPS foi recentemente reinaugurado, passando de três para cinco salas de cirurgia, o que permite a realização de mais 30 partos e cinco cirurgias eletivas ginecológicas diariamente, além das cirurgias do programa de gigantomastia. Gilberte também ressaltou que todas as pacientes que passaram pelas quatro etapas do programa receberão assistência completa e acompanhamento ambulatorial gratuito no Hospital da Mulher.
violência doméstica Feira de Santana ganha nova Promotoria de Justiça voltada ao combate à violência doméstica
Feriado Sindicato dos Comerciários de Feira divulga funcionamento no feriado da Consciência Negra
Atualização gov Atualização do app gov.br facilita uso por pessoas com deficiência
Tarifaço de Trump Tarifaço de Trump reduz em mais de 60% exportações de cafés especiais brasileiros para os EUA
Inflação desacelera Inflação desacelera para 0,09% em outubro, menor taxa para o mês em 27 anos
Acidente Motorista morre em grave acidente na BR-324, em Tanquinho Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 20° Máx. 21°
ChuvaMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado