A Câmara Municipal de Feira de Santana rejeitou, nesta semana, dois projetos considerados de grande relevância para a população e para os servidores municipais. As propostas, que envolvem a aquisição de ônibus elétricos para o transporte público e a antecipação de precatórios do Fundef, foram barradas pela presidência da Casa Legislativa. As matérias são de autoria do Poder Executivo.
O primeiro projeto, de número 12/2024, previa a autorização para que o município captasse um empréstimo de R$ 37.374.000,00 junto à Caixa Econômica Federal. Esse valor seria utilizado para a aquisição de 12 ônibus elétricos, que fariam parte do Sistema Integrado de Transporte (SIT) da cidade. Os veículos, a serem obtidos através do programa Novo PAC - Mobilidade Urbana Sustentável - Renovação de Frota, do Governo Federal, visam modernizar o transporte público local, trazendo benefícios ambientais e operacionais.
O segundo projeto, de número 10/2024, trata da antecipação dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Essa antecipação é aguardada com expectativa pelos professores da rede pública municipal que trabalharam entre 1997 e 2006, período em que adquiriram o direito ao benefício. A liberação dos valores, que está prevista para 2026, teria um impacto significativo na valorização do magistério e no reconhecimento dos profissionais da educação.
O prefeito Colbert Martins Filho lamentou a rejeição dos projetos, destacando que ambos eram de interesse direto da população e dos servidores públicos. "É preocupante que assuntos de tamanha importância não estejam sendo tratados como prioridade pela presidência da Câmara Municipal", afirmou o chefe do executivo municipal.
violência doméstica Feira de Santana ganha nova Promotoria de Justiça voltada ao combate à violência doméstica
Feriado Sindicato dos Comerciários de Feira divulga funcionamento no feriado da Consciência Negra
Atualização gov Atualização do app gov.br facilita uso por pessoas com deficiência
Tarifaço de Trump Tarifaço de Trump reduz em mais de 60% exportações de cafés especiais brasileiros para os EUA
Inflação desacelera Inflação desacelera para 0,09% em outubro, menor taxa para o mês em 27 anos
Acidente Motorista morre em grave acidente na BR-324, em Tanquinho Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 20° Máx. 21°
ChuvaMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado