Quinta, 19 de Setembro de 2024
75 98251-4963
Geral Saúde bucal

Odontomóvel chega a Feira de Santana levando saúde bucal para a rede estadual de ensino

Uma das contempladas neste primeiro dia foi  Raila Moreira, aluna do primeiro ano, que aproveitou a passagem do projeto por sua escola para fazer a limpeza dos dentes.

09/08/2024 09h43
Por: Carlos Valadares
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Parceria entre as secretarias da Saúde e da Educação do Estado, o Odontomóvel iniciou itinerância na rede estadual de ensino de Feira de Santana nesta quinta-feira (8). A primeira parada foi no Colégio Estadual do Campo Maria Quitéria, no distrito de Maria Quitéria, onde o governador Jerônimo Rodrigues também autorizou licitação das obras de ampliação e modernização.

“Quero falar da alegria desse projeto Odonto na Escola, em parceria com a Secretaria da Educação, pensado pelo governador Jerônimo Rodrigues, quando era secretário. Nós já rodamos 388 municípios e já somamos 290 mil atendimentos na rede estadual. Chegando agora aqui em Feira de Santana, a expectativa é que sejam feitos 26 mil atendimentos, e 25 escolas estaduais vão ser atendidas, começando pelos distritos”, destacou a secretária Roberta Santana, durante agenda conjunta com o governador e a secretária da Educação, Rowenna Brito.

Com sete consultórios que possibilitam atendimentos simultâneos, o Odontomóvel estacionado no Colégio Estadual do Campo Maria Quitéria ofertará serviços como avaliação bucal; limpeza; restauração; cirurgia da cavidade bucal; tratamento de canal; aplicação de flúor e exame radiológico. A previsão é que no local sejam realizados 120 atendimentos diários, desta quinta-feira (8) até 14 de agosto.

Odontomóvel em Feira de Santana

A ação, que integra o programa Saúde Mais Perto nas Escolas, contemplará também, nesta primeira etapa, outras duas unidades de ensino de Feira de Santana. A partir desta quinta-feira (8), a comunidade escolar do Centro Educacional Cenecista do Campo Cônego Cupertino de Lacerda, localizado no distrito Bonfim de Feira, terá acesso aos serviços de saúde bucal oferecidos pelo Odontomóvel. Com cinco consultórios que permitem atendimentos simultâneos, a previsão é que 80 alunos sejam atendidos por dia, até o próximo sábado (10).

Uma das contempladas neste primeiro dia foi  Raila Moreira, aluna do primeiro ano, que aproveitou a passagem do projeto por sua escola para fazer a limpeza dos dentes.

“Eu achei legal, é uma oportunidade de fazer o tratamento de graça. Nos outros lugares não é de graça, tem que ser pago, e é caro”, avaliou a estudante. Já entre 15 e 17 de agosto, alunos e educadores do Centro Territorial de Educação Profissional do Portal do Sertão, no distrito de Maria Quitéria, poderão acessar os serviços oferecidos na carreta estacionada no Colégio Estadual do Campo Maria Quitéria. A previsão é de 120 atendimentos diários.

“Lembrando que o projeto começa hoje, mas  vai até novembro. Então, é um semestre todo de assistência e saúde tão importante no município que tem cobertura em atendimento odontológico de apenas 25%. Isso significa que 75% da população não têm acesso a dentista na atenção primária”, pontuou a secretária da Saúde do Estado, destacando os esforços do Governo do Estado para suprir carências da rede municipal.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.