Marcelo Camargo/Agência Brasil
Hoje, 7 de agosto, comemora-se os 18 anos da Lei Maria da Penha. Para marcar a data, a Ronda Maria da Penha (RMP) em Feira de Santana realizou a distribuição de rosas lilás, em alusão à campanha "Agosto Lilás", um movimento de enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa ocorreu na Avenida Getúlio Vargas, no cruzamento com a Senhor dos Passos. Durante a ação, o efetivo distribuiu rosas lilás acompanhadas de panfletos explicativos sobre o trabalho da RMP e os principais pontos da Lei Maria da Penha.
A Ronda Maria da Penha é parte do Comando do Policiamento da Região Leste, com sede em Feira de Santana, e atua principalmente na fiscalização das medidas protetivas de urgência deferidas pela justiça. Atualmente, 435 mulheres são assistidas pela operação. Para ser incluída no programa, a mulher precisa ter uma medida protetiva ativa, que pode ser solicitada diretamente à Polícia Militar no momento da ocorrência ou na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM).
Foto: Carlos Valadares
A tenente Mônica destacou a importância da Lei Maria da Penha na redução da violência doméstica. " A lei trouxe avanços significativos, como a criminalização da posse de armas pelo agressor e a imposição de penas mais severas. A lei também garantiu direitos importantes para as mulheres, oferecendo-lhes maior proteção e suporte", destacou.
Ainda segundo a tenete, além de proteger as mulheres, a RMP também desenvolve o projeto "Ronda Paraúmes", que visa evitar a reincidência dos agressores, oferecendo-lhes acompanhamento adequado. "Esse esforço conjunto visa a transformação de comportamentos violentos e a promoção de um ambiente mais seguro para as mulheres", salientou.
A tenente Mônica ressaltou a importância do programa para a comunidade de Feira de Santana, onde a maioria das agressões ocorre dentro de casa, muitas vezes exacerbadas pelo consumo de álcool. "As ações da RMP visam encorajar as mulheres a romperem o ciclo de violência através de conscientização e prevenção", pontuou.
"Os desafios enfrentados pela Ronda Maria da Penha em Feira de Santana são diários e variados. Trabalhando em parceria com outros órgãos que compõem a rede de proteção à mulher, a RMP continua a desempenhar um papel crucial na segurança e no bem-estar das mulheres na cidade", finaliza a tenente.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Silva
Homicídio Ajudante de pedreiro é assassinado após cumprir 22 anos de prisão por latrocínio e homicídio em Feira de Santana
Reforça policiamento 25º BPM reforça policiamento em Feira de Santana e registra redução de 60% nos homicídios na Conceição
Ataque de cães Polícia Civil prende suspeito de usar cães para atacar pessoas no bairro da Graça
Bahia Sistema de videomonitoramento usado por traficantes é desmontado pela PM em Amélia Rodrigues
Operação “Cupiditas” Polícia Civil deflagra Operação “Cupiditas” contra agiotagem em Capela do Alto Alegre
Elucidação Polícia elucida assassinato de homem com deficiência mental em Feira de Santana; dois suspeitos são presos Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 29°
Chuva