Domingo, 10 de Novembro de 2024
75 98251-4963
Geral Ibovespa

Inflação nos EUA leva Ibovespa Futuro a operar em alta nesta sexta

Dólar comercial opera com queda e mercados asiáticos fecham sem direção única

12/07/2024 10h49
Por: Carlos Valadares
Foto: Marcello Casal Jr./Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./Brasil

Os dados de inflação ao produtor e balanços nos Estados Unidos levaram o Ibovespa Futuro a operar em leve alta nos primeiros negócios desta sexta-feira (12). Às 9h53, o índice futuro com vencimento em agosto subia 0,08%, aos 129.590 pontos. Em Wall Street, Dow Jones Futuro operava com alta de 0,07%, S&P500 avançava 0,03% e Nasdaq Futuro caía 0,03%, com investidores digerindo dados de inflação e balanços de bancos.

Segundo matéria do InfoMoney, após dois meses de alta, o volume do setor de serviços do Brasil apresentou estabilidade (0,0%) em maio ante abril, é o que aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao mesmo mês do ano passado, o setor mostrou alta de 0,8%. Os dados vieram melhores que o esperado pelo consenso LSEG de analistas, que estimava uma queda de 0,8% no volume do setor na comparação mensal. Na medição anual, a estimativa era de queda de 0,1%.

O índice de preços ao produtor (PPI na sigla em inglês) dos Estados Unidos apresentaram avanço de 0,2% em junho na comparação mensal. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o índice avançou 2,6%, o mais alto desde março 2023. Segundo a LSEG, a alta mensal foi maior que a esperada pelo consenso de analistas, que previa um PPI de 0,1%. Para o indicador em 12 meses, também era esperada uma inflação menos intensa, de 2,3%.

Ibovespa, dólar e mercado externo

O dólar comercial operava com queda de 0,37%, cotado a R$ 5,422 na compra e na R$ 5,423 venda. Já o dólar futuro (DOLFUT) caía 0,31%, indo aos 5.434 pontos. No mercado de commodities, os preços do petróleo operam em alta, com sinais de redução da inflação no maior consumidor de petróleo do mundo, os Estados Unidos.

Os mercados asiáticos fecharam sem direção única, à medida que a de Tóquio interrompeu uma sequência de máximas históricas, depois de forte avanço do iene, e as chinesas pouco se alteraram após dados locais mistos de comércio externo.

Na China, as cotações do minério de ferro encerraram a semana no vermelho em meio a uma onda de realização de lucros, antes da terceira reunião plenária do principal mercado consumidor chinês, embora as crescentes expectativas de cortes nas taxas dos EUA tenham elevado os preços na sexta-feira.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.