A Secretária Estadual de Saúde da Bahia, Roberta Santana, em entrevista ao site Página de Notícias, revelou os desafios contínuos enfrentados pela saúde pública após o período do São João, destacando um aumento significativo nos casos de síndromes respiratórias agudas e acidentes de trânsito. Ela enfatizou a importância do trabalho preventivo na atenção primária para reduzir a gravidade das condições de saúde que chegam às unidades de pronto-atendimento (UPAs) e hospitais.
Foto: Carlos Valadares
Durante o São João, Roberta relatou um aumento alarmante de acidentes de moto, com 57 ocorrências registradas apenas em três dias no Hospital Geral Cleriston Andrade. Esse cenário impactou diretamente a demanda por serviços ortopédicos e clínicos, evidenciando a necessidade de intensificar esforços na prevenção de acidentes.
Além disso, a Secretária abordou a colaboração estratégica com as forças de segurança, incluindo a Polícia Militar e Civil, dentro das unidades de saúde para garantir um ambiente seguro tanto para pacientes quanto para profissionais."Essas parcerias são muito importantes para lidar com situações de emergência que podem surgir devido à urgência no acesso aos serviços de saúde", comentou.
Questionada sobre a divulgação regular dos números de acidentes de trânsito para a imprensa, Roberta se mostrou receptiva à ideia e se comprometeu a coordenar com sua equipe para fornecer essas informações diariamente, se houver interesse da imprensa em ampliar a divulgação desses dados cruciais.
No que diz respeito à violência urbana, a Secretária mencionou uma diminuição nos índices de violência, embora tenha ressaltado que ainda há desafios significativos a enfrentar nesse aspecto, incluindo casos de disparos de arma de fogo e outros tipos de agressões.
Com informações: Carlos Valadares
Por: Mayara Silva
Mín. 17° Máx. 27°
Mín. 16° Máx. 26°
Tempo limpoMín. 17° Máx. 28°
Chuvas esparsas