Domingo, 23 de Junho de 2024
75 98251-4963
Geral Doação de sangue

Prefeitura de Feira lança campanha de incentivo à doação de sangue

Junho é conhecido por registrar quedas significativas nos estoques dos bancos de sangue

11/06/2024 06h14
Por: Carlos Valadares
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove a campanha Junho Vermelho, que incentiva a doação de sangue em parceria com o Hemoba. Durante todo o mês, serão realizadas atividades nas salas de espera das unidades de saúde, com o objetivo de estimular a doação e divulgar os locais de coleta.

A secretária de Saúde, Cristiane Campos, destacou a importância da iniciativa. "A campanha tem o objetivo de conscientizar a população a adotar o hábito de doar sangue. Este gesto de amor ao próximo é uma oportunidade de salvar vidas e garantir uma melhora na condição de saúde de pacientes hospitalizados".

O Hemoba está localizado na Avenida Presidente Dutra e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados, das 7h30 às 12h30. Para ser um doador, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, enquanto idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem realizado doações anteriormente.

No dia da doação, o voluntário deve cumprir algumas recomendações: não estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento. Também é essencial ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Além disso, é necessária a apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

O mês de junho é conhecido por registrar quedas significativas nos estoques dos bancos de sangue públicos e privados. A campanha, que mobiliza a população anualmente em todo o país, utiliza um laço ou iluminação vermelha para simbolizar o apoio e incentivo à doação de sangue.

Em Feira de Santana, a campanha integra o Calendário Oficial do município, conforme estabelecido pela Lei nº 3.715.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.