A Defesa Civil do Rio Grande do Sul e o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB) emitiram um novo alerta solicitando que os morados das cidades serranas, como Gramado e Canela, próximos ao rio Caí, saiam das suas casas e busquem abrigos públicos ou locais alternativos pelo risco de enchentes.
O aviso informa que aqueles que não tiverem locais alternativos para ir, devem buscar ajuda com a Defesa Civil que irá indicar os abrigos públicos disponibilizados pelas prefeituras, rotas de fuga e pontos de segurança. Além destes, os municípios de São Francisco de Paula, Nova Petrópolis, Vale Real e Feliz também devem ser evacuados.
Nesta quarta-feira (1º), as autoridades locais solicitaram a evacuação dos moradores de outras cidades do estado por risco das chuvas. A orientação de evacuação abrangia as cidades de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado e Lajeado.
O número de mortes subiu para 24, de acordo com o último boletim da Defesa Civil do estado. E ainda 21 pessoas seguem desaparecidas.
No total, 147 municípios foram afetados. A região tem ao menos 9.993 pessoas desalojadas e 4.599 em abrigos. A estimativa é que 67.860 moradores tenham sido afetados pelas fortes chuvas.
áreas de risco Profissionais da saúde que atuam em áreas de risco e conflitos podem receber adicional de 30%; entenda
Ivete do carnaval Ivete abandona escolta da PM após truculência com foliões na Barra-Ondina
Abono salarial Abono salarial começa a ser pago nesta segunda
Carnaval 2026 Carnaval 2026: Município amplia serviço de banho para catadores após recomendação do MPBA, MPT e DPE
Acidente Jovem de 24 anos morre após ser atropelada por caminhão de limpeza no circuito Dodô, em Salvador
Carnaval 2026 Homem é preso após atirar e ferir três foliões no circuito Osmar Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 32°
Chuvas esparsas