Um levantamento do Primeiro Relatório Nacional de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios do Ministério do Trabalho e Emprego revelou que as mulheres ganham em média 19,4% a menos do que os homens no Brasil.
Em cargos de dirigentes e gerentes,a diferença alcança 25,2%. Em caso de mulheres negras, a disparidade cresce para 27,9%. O resultado do levantamento foi divulgado pelo MTE nesta segunda-feira (25), via Portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.
Cerca de 49.587 empresas com 100 ou mais empregados participaram da pesquisa e compartilharam as informações. A maioria das empresas, cerca de 73%, tem 10 anos ou mais de existência. Juntas, elas somam quase 17,7 milhões de trabalhadores.
Os números apresentam diferenças salariais significativas por estado, de acordo com as variáveis observadas. O Distrito Federal, por exemplo, apresentou a menor desigualdade salarial entre homens e mulheres. Elas recebem 8% a menos que eles, num universo de 1.010 empresas, que totalizam 462 mil ocupados. A remuneração média é de R$ 6.326,24.
Desaparecida Adolescente de 14 anos é dada como desaparecida no Distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana
Quaresma Igreja inicia Quaresma com celebrações e lançamento da Campanha da Fraternidade 2026 em Feira
mulheres trans TST cria cotas para mulheres trans em vagas de empresas terceirizadas
áreas de risco Profissionais da saúde que atuam em áreas de risco e conflitos podem receber adicional de 30%; entenda
Ivete do carnaval Ivete abandona escolta da PM após truculência com foliões na Barra-Ondina
Abono salarial Abono salarial começa a ser pago nesta segunda Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 32°
Chuvas esparsas