Com o mote "cada passo importa" no enfrentamento à violência doméstica, o Instituto AzMina lançou um "Manual de Fuga dentro do aplicativo PenhaS. O propósito da nova funcionalidade é informar, proteger e acolher mulheres nessa situação.
Para acessar o serviço, basta baixar ou atualizar o aplicativo, disponível gratuitamente a partir deste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, nas lojas virtuais Play Store e Apple Store.
Segundo o instituto, o Manual de Fuga foi desenvolvido a partir da escuta de mulheres de todo o Brasil, com uma grande diversidade de classes sociais, raças/ etnias, crenças e grupos etários.
A ferramenta abrange todas as modalidades de violência previstas pela Lei Maria da Penha (física, sexual, psicológica, moral e patrimonial). Nesta fase inicial, a ferramenta automatizada conta com 130 instruções para ajudar a mulher em situação de violência doméstica a traçar uma rota de fuga.
A fim de facilitar as interações, o conteúdo está dividido em cinco tópicos:
- itens básicos;
- segurança pessoal;
- bens e renda;
- crianças, adolescentes e dependentes;
- passos para fuga ( transporte).
As recomendações serão geradas, de forma personalizada, de acordo com o contexto e as necessidades da usuária.
As dicas vão desde acionar a polícia, passando pela geração de provas jurídicas, pedido de medida protetiva e consulta aos serviços públicos de rede de apoio à mulher, até decisões mais cotidianas como uma eventual mudança de residência, organização de documentos e da agenda de contatos do celular e como se defender em meio a discussões ou ameaça de agressão, entre outros.
De acordo com a diretora de operações e tecnologias do instituto, Marília Moreira, quando se fala em proteção e rompimento de um ciclo de violência no país, todas as dicas são válidas.
“Desde 2019, passamos a compilar relatos de mulheres que conseguiram sair de relacionamentos abusivos. Entendemos que a mulher que convive com o agressor, mais do que ninguém, sabe os riscos que corre. Outro importante aprendizado é que, nesta temática, nada é óbvio, principalmente em momentos de grande estresse”, comenta Marília.
A nova funcionalidade do aplicativo integra os esforços do Instituto AzMina que, desde 2015, se dedica ao combate da crescente violência de gênero no Brasil. Três a cada 10 brasileiras já foram vítimas de violência doméstica, de acordo com a última Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, feita pelo Instituto DataSenado em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência.
“Como a gente diz no slogan dessa campanha de lançamento do Manual de Fuga, ‘cada passo importa’. Por isso, nos empenhamos em oferecer informações de qualidade e gratuita para ajudar as mulheres a reconhecerem o ciclo de violência. Contudo, o movimento, a decisão e direção é a própria mulher quem dá, entendendo os riscos e o seu momento de vida”, explica Mari Leal, jornalista e gerente do PenhaS.
Realizado pelo AzMina, o manual é financiado pela Numun Fund, em parceria de desenvolvimento de tecnologia do AppCívico.
Saiba como usar o Manual de Fuga:
- Baixe o aplicativo PenhaS nas lojas para Android e Iphone (IOS) e se cadastre.
- Acesse o Menu e clique em Manual de Fuga.
- Preencha os campos solicitados durante as interações e aguarde as recomendações.
Informações G1
Desaparecida Adolescente de 14 anos é dada como desaparecida no Distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana
Quaresma Igreja inicia Quaresma com celebrações e lançamento da Campanha da Fraternidade 2026 em Feira
mulheres trans TST cria cotas para mulheres trans em vagas de empresas terceirizadas
áreas de risco Profissionais da saúde que atuam em áreas de risco e conflitos podem receber adicional de 30%; entenda
Ivete do carnaval Ivete abandona escolta da PM após truculência com foliões na Barra-Ondina
Abono salarial Abono salarial começa a ser pago nesta segunda Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 32°
Chuvas esparsas