Quinta, 13 de Novembro de 2025 01:42
75 98251-4963
Geral Violencia

Aumento alarmante de denúncias relacionadas à violência contra idosos em Feira de Santana

A demanda espontânea refere-se a situações em que os idosos sentem que seus direitos estão sendo violados e buscam assistência.

09/02/2024 15h38 Atualizada há 2 anos
Por: Carlos Valadares Fonte: Página de Notícias

Página de Notícias

Somente em janeiro de 2023 foram registramos 176 atendimentos, dos quais 29 resultaram em denúncias provinientes a violencia contra o idoso em Feira de Santana. No mesmo período de 2024, houve um aumento para 233 atendimentos, com 47 denúncias. Destes, 186 foram atendimentos espontâneos, onde os idosos ou seus vizinhos buscaram o apoio da Secretaria de Política para Mulheres e Famílias.

A demanda espontânea refere-se a situações em que os idosos sentem que seus direitos estão sendo violados e buscam assistência. A Secretaria possui um núcleo de direitos humanos que atua nessas questões. Ao receber denúncias, seja por telefone ou outro meio, é assegurado o sigilo da identidade do denunciante.

De acordo com a secretária, Gerusa Sampaio, a equipe da secretaria realiza uma busca ativa, visitando o local para intermediar conflitos, especialmente em casos de violência patrimonial, onde o idoso tem seus direitos prejudicados, como acesso limitado a recursos financeiros, medicamentos ou alimentação adequada. "Em alguns casos, a solução envolve a escolha de um novo tutor para o idoso ou até mesmo a institucionalização em casas de repouso". informa.

Gerusa Sampaio também informa que dentre as denúncias, a violência patrimonial se destaca, caracterizada pela privação dos direitos conquistados ao longo da vida, como aposentadoria. A Secretária destaca a importância de reconhecer o valor dos idosos na vida familiar e alerta sobre a exclusão e desrespeito que muitos enfrentam, inclusive sendo tratados de forma infantilizada pelos próprios filhos.

Ao questionada sobre as denúncias que mais chamaram atenção, a Secretária destaca a gravidade da violência patrimonial, enfatizando que é fundamental refletir sobre a contribuição significativa dos idosos e reconhecer sua importância na família. "Quando as intervenções da secretaria não são suficientes para resolver a situação, os casos são encaminhados ao Ministério Público", observa.

Em relação a assistência social e abrigo para os idosos institucionalizados, a Secretária explica que, nesses casos, são buscadas vagas em asilos e casas de idosos, com o apoio do Conselho. O acompanhamento contínuo com assistentes sociais visa garantir o bem-estar dos idosos nessas instituições.

Com informações: Carlos Valadares

Por: Mayara Silva

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.