A taxa de desemprego no Brasil ficou em 5,2% no trimestre móvel encerrado em novembro. O dado é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta terça-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O número representa a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE desde 2012. O novo percentual caiu 0,4 ponto percentual em relação ao trimestre anterior. Até maio deste ano o índice foi de 5,6%. Já no mesmo trimestre de 2024 era de 6,1%.
A taxa de desemprego é formada por quem está emprego. Com isso, a pesquisa indica que 5,6 milhões de brasileiros buscaram, sem sucesso, uma colocação profissional entre setembro e novembro. Em outubro, eram 5,9 milhões de trabalhadores à procura.
O número de empregados com carteira de trabalho assinada manteve o recorde. Segundo o IBGE, identificou 39,4 milhões de pessoas com trabalhos formais no encerramento do trimestre em novembro de 2025. O número de trabalhadores atingiu a marca de 103 milhões de empregados, 1,1 milhão a mais de vagas ocupadas em relação ao mesmo mês do ano anterior.
A Pnad Contínua começou a ser divulgada em 2012. O estudo abrange todo o território nacional. Nas coletas, a pesquisa avalia indicadores relacionados à força de trabalho entre a população com 14 anos ou mais. Por utilizar informações dos últimos três meses, o levantamento não reflete a situação de cada mês, mas o desempenho de cada trimestre móvel do ano.
Explosão Explosão destrói barracas de praia na orla de Madre de Deus
‘sol a pino' Fenômeno do ‘sol a pino’ elimina sombras durante dois dias no Brasil; entenda
Operação Anac faz operação em aeroportos com maior fluxo durante festas de fim de ano
Intoxicação Sete pessoas são internadas com suspeita de intoxicação por metanol em Ribeira do Pombal
Educação ambiental SEMMAM une educação ambiental e gestão integrada para ampliar ações no município
Fiscalização Vigilância Sanitária interdita estabelecimento do ramo alimentício por irregularidades sanitárias Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Tempo nublado