Quinta, 13 de Novembro de 2025 03:08
75 98251-4963
Geral Segurança

Secretaria da Segurança Pública lança Alerta Cidadão para cadastro de celulares, bikes e veículos

O cidadão cadastra o seu equipamento e, em caso de furto ou roubo, poderá gerar um alerta.

01/02/2024 05h27
Por: Carlos Valadares Fonte: Página de Notícias

Foto Foto Alberto Maraux

Página de Notícias

A Secretaria da Segurança Pública lançou o portal Alerta Cidadão (alertacidadao.ssp.ba.gov.br). A ferramenta permite que celulares, veículos e bicicletas sejam cadastrados no CPF do seu proprietário. Em caso de furto ou roubo, a vítima pode gerar um alerta.

O lançamento foi realizado pelo governador Jerônimo Rodrigues, pelo vice-governador e coordenador do Carnaval, Geraldo Júnior, e pelo secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP.

Os usuários deverão criar uma conta no site (www.alertacidadao.ssp.ba.gov.br) e relacionar os itens ao seu CPF através do IMEI (aparelhos celulares), placas veiculares (veículos) e número de série (bikes). Após o registro e emissão do alerta, em caso de roubo ou furto, o cidadão tem até 48 horas para realizar o Boletim de Ocorrência.

O portal possibilitará a devolução dos equipamentos recuperados em ações policiais. O usuário também poderá verificar, através do Alerta Cidadão, se determinado veículo, bicicleta e celular possui restrição, evitando aquisição de objetos originados de crimes.

O secretário da Segurança, Marcelo Werner, explicou que os alertas poderão ser visualizados pelo policial por meio do aplicativo MOP – ferramenta mobile de uso diário das instituições policiais. “Vamos cadastrar. O Alerta Cidadão será consultado nas abordagens e facilitará a devolução aos proprietários”, ressaltou.

Os itens recuperados em ações policiais serão devolvidos aos usuários, contatados através do e-mail cadastrado.

Fonte: SSP BA

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.