Os ambulantes que vão trabalhar no carnaval de Salvador montaram acampamentos para garantir o lugar nas vendas do circuito Dodô, na Barra/Ondina. Nesta quarta-feira (31), alguns já estão no local, oito dias antes do início da folia, que começa oficialmente no dia 8 de fevereiro.
No entanto, no sábado (3) e no domingo (4), acontecem o Fuzuê e Furdunço, festas do pré-carnaval da capital baiana, no circuito Orlando Tapajós, que faz o percurso Ondina/Barra. Por causa disso, muitos desses ambulantes já estão no local.
A maioria deles não tem dinheiro para voltar para casa, nem condições de transportar os produtos, então dormem na rua para proteger a mercadoria.
Uma mulher, que preferiu não se identificar, mora no bairro de Saramandaia e foi com a filha e uma amiga para o circuito na noite de terça-feira (30). Ela contou que foi para o local por necessidade, porque além dela, o marido também está desempregado.
Disse ainda que já está no circuito para evitar problemas com outros ambulantes.
“A gente tem que arrumar o lugar e às vezes tem confusão. Uns [ambulantes] querem ser melhores do que os outros e colocar dois ou três caixas de isopor”, afirmou a mulher.
Ela ainda contou que além do material de trabalho, levou comida para se alimentar no acampamento. A ambulante disse que paga um bar localizado no bairro do Calabar, para poder tomar banho e fazer as necessidades fisiológicas.
A ambulante disse que está se revezando com a filha e uma amiga no acampamento e que vai retornar para casa, em Saramandaia, ainda nesta quarta-feira (31).
Algumas pessoas sinalizaram que estão guardando lugar no circuito e desenharam o nome delas em uma calçada com uma tinta preta.
Um ambulante que estava no local afirmou que guardava o lugar para ele e outros familiares que vão trabalhar com as vendas no circuito do carnaval. Ele disse que passa o dia na rua e de noite vai para casa, porque mora próximo à localidade.
Alexandre Tinôco, secretário municipal de Ordem Pública, afirmou que a ida antecipada para o circuito do carnaval é “uma questão cultural” e que as pessoas ficam preocupadas em não terem a vaga garantida, mesmo com a licença para trabalhar na festa.
“Nossas equipes estão preparadas para poder direcionar e ordenar todos os ambulantes que têm licença, para que eles consigam seu local no circuito do carnaval. Entendemos a situação e vamos buscar novas soluções”, afirmou o secretário.
Ele afirmou que a Semop estuda solicitar que os ambulantes indiquem no ato de inscrição onde desejam trabalhar no circuito e dessa forma eles já teriam os pontos de vendas garantidos.
Fatal Mulher morre após ser atropelada na Br 116
Desaparecida Adolescente de 14 anos é dada como desaparecida no Distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana
Quaresma Igreja inicia Quaresma com celebrações e lançamento da Campanha da Fraternidade 2026 em Feira
mulheres trans TST cria cotas para mulheres trans em vagas de empresas terceirizadas
áreas de risco Profissionais da saúde que atuam em áreas de risco e conflitos podem receber adicional de 30%; entenda
Ivete do carnaval Ivete abandona escolta da PM após truculência com foliões na Barra-Ondina Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 32°
Chuvas esparsas