As pessoas que apresentarem sintomas gripais, após viajarem ou se reunirem em aglomerações, devem realizar o exame diagnóstico para a covid-19. Em Feira de Santana, o procedimento pode ser feito nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas Municipais, das 7h às 19h e no Centro de Saúde Especializada (CSE) de 8h às 11h30 e de 13h30 às 16h.
A orientação da Secretaria Municipal de Saúde busca identificar o cenário da cidade para desenvolver estratégias que sejam eficazes no controle da doença. Somente em novembro e dezembro de 2023, 737 casos da covid-19 foram contabilizados.
O exame pode ser feito do primeiro ao décimo dia de sintomas. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, é importante que a população faça a testagem para que a circulação do vírus seja contida em tempo hábil.
“Neste período, é muito comum que as pessoas confundam covid com gripe e outros vírus respiratórios. Além disso, temos muitas pessoas que não tomaram o reforço contra covid através da vacina bivalente, que é mais atualizada e protege contra a variante da Ômicron”, ressaltou.
REFORÇO DA VACINA BIVALENTE
Uma nova dose de reforço contra covid através da vacina bivalente está liberada para pessoas com 60 anos ou mais e imunossuprimidos acima de 12 anos. Para ser vacinado, basta apresentar documento de identidade, cartão SUS e caderneta de imunização. Além disso, é necessário ter recebido a última dose há mais de seis meses.
A aplicação é feita nas 104 salas de vacina do município, de segunda a sexta-feira. Desse total, seis são vinculadas ao Programa Saúde na Hora e tem funcionamento ampliado até as 20h30. São elas: USFs Campo Limpo I, V e VI, Liberdade I, II e III, Queimadinha I, II e III, Parque Ipê I, II e III, Videiras I, II e III e Rua Nova II, III e Barroquinha.
Fatal Mulher morre após ser atropelada na Br 116
Desaparecida Adolescente de 14 anos é dada como desaparecida no Distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana
Quaresma Igreja inicia Quaresma com celebrações e lançamento da Campanha da Fraternidade 2026 em Feira
mulheres trans TST cria cotas para mulheres trans em vagas de empresas terceirizadas
áreas de risco Profissionais da saúde que atuam em áreas de risco e conflitos podem receber adicional de 30%; entenda
Ivete do carnaval Ivete abandona escolta da PM após truculência com foliões na Barra-Ondina Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 36°
ChuvaMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas