O Fórum Permanente de Cultura de Feira de Santana divulgou, nesta terça-feira, 9, uma carta aberta endereçada à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), na qual, voltam a cobrar um canal de diálogo com a pasta e manifesta preocupação como vem sendo conduzido os processos relacionados à Lei Paulo Gustavo na cidade.
“Perguntas, dúvidas e questionamentos sem respostas efetivas já se tornaram comuns no segmento cultural em Feira de Santana. Um dos principais problemas para se ter essas respostas é que a secretaria não possui um canal oficial direto e acessível de comunicação com os agentes culturais, que vem sendo clamado há anos por este Fórum. As informações chegam através de grupos de WhatsApp, onde não se tem a participação de toda a comunidade. Fazedoras e fazedores de cultura, artistas e profissionais da área esperam respostas da SECEL sobre a entrega de documentos dos Editais 001 e 003/2023 [Audiovisual e Mestras/Mestres], e 002 [Demais Artes] da Lei Paulo Gustavo, cujos prazos anteriores estão extrapolados, e até agora não se tem informação sobre o cronograma de assinatura dos recibos e datas de pagamentos. O processo parece ter estagnado“, diz um trecho da carta.
No documento, enviado ao Portal Altos Papos, o Fórum Permanente afirma ainda que “Municípios que respeitam a classe artística e cultural, mantém um meio de comunicação oficial e efetivo mais direto com a sociedade civil”.
Além disso, a entidade critica também “as dificuldades na contratação de artistas locais devido à burocracia existente no processo e atraso de pagamentos, falta de transparência com o Conselho de Cultura e de profissionais com conhecimento na área”, entre outros pontos. “Queremos ser ouvidos e queremos respostas!”.
Confira a carta aberta na íntegra:
A LPG em Feira de Santana segue estagnada e sem respostas da SECEL
SECEL, queremos saber!
Perguntas, dúvidas e questionamentos sem respostas efetivas já se tornaram comuns no segmento cultural em Feira de Santana. Fazedoras e fazedores de cultura, artistas e profissionais da área esperam respostas da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer – SECEL sobre o andamento dos processos relacionados à Lei Paulo Gustavo – LPG. Um dos principais problemas para se ter essas respostas, é que a secretaria não possui um canal oficial direto e acessível de comunicação com os agentes culturais. As informações chegam através de grupos de Whatsapp, onde não se tem a participação de toda a comunidade cultural da cidade e seus distritos, o que faz com que a informação não tenha um alcance tão amplo.
O Fórum Permanente de Cultura de Feira de Santana, há anos, vem clamando por um canal oficial da SECEL (um perfil do Instagram, por exemplo). Um canal direto para termos informações e propagá-las, além de tirarmos dúvidas. Municípios que respeitam a classe artística e cultural mantém um meio de comunicação oficial e efetivo para um diálogo mais direto com a sociedade civil.
Diante dessa falta de comunicação com a Secel, fazedoras e fazedores de cultura aguardam o posicionamento e informações sobre os editais da LPG. O processo parece ter estagnado.
A entrega dos documentos dos editais 003 e 001, Audiovisual e Mestras/Mestres, respectivamente, ocorreu nos dias 19/12/2023 e 23/12/2023. Os prazos anteriores estão extrapolados e até agora não se tem informação sobre o cronograma de assinatura dos recibos e datas de pagamentos.
Já o edital 002/2023 destinado às Demais Artes, teve a sua última informação publicada dia 15/12, no Diário Oficial, onde foi apresentada uma lista preliminar contendo alguns erros que foram informados à Secel, e a secretaria segue sem se posicionar, deixando mais uma vez os agentes culturais sem respostas até a presente data (08/01) e sem previsão da divulgação da lista final.
Nossas solicitações não vêm sendo acatadas há anos pela Secel. A Secretaria de Cultura não estabelece nenhum tipo de escuta ativa com as fazedoras e fazedores de cultura, artistas e profissionais da área e ainda existe uma lacuna na comunicação entre agentes culturais e a secretaria, devido a falta de um canal oficial, direto e acessível, como esplanada anteriormente.
São inúmeros pontos a serem questionados e repensados para além das demandas da LPG, que nesse momento entendemos ser a pauta principal, devido a sua urgência e a questão dos prazos para o recebimento dos recursos e execução dos projetos aprovados.
Dentre as problemáticas enfrentadas pelos profissionais da área cultural de Feira de Santana e a relação com a Secel, é possível destacar alguns pontos como as dificuldades na contratação de artistas locais devido à burocracia existente no processo e atrasos nos pagamentos; falta de um canal de comunicação oficial e acessível; falta de transparência com o Conselho de Cultura; processos atropelados e atrasados sem nenhuma explicação; falta de profissionais da área cultural, com conhecimento sobre políticas culturais dentro da SECEL; falta de divulgação das reuniões do Conselho Municipal de Cultura; falta de acessibilidade das reuniões realizadas pelo Conselho Municipal de Cultura, que não dispões de dias e horários mais viáveis para uma ampla participação da sociedade civil nesses encontros, além de garantir as transmissões on-line, trazendo a opção da modalidade híbrida.
A comunidade artística e cultural de Feira de Santana já clama há tempos por essas mudanças, por respeito e por uma secretaria mais ativa, que pense numa cultura plural e que valorize nossas manifestações. Queremos ser ouvidos e queremos respostas!
SOS PELA CULTURA DE FEIRA DE SANTANA!
Foto: Divulgação
Fatal Mulher morre após ser atropelada na Br 116
Desaparecida Adolescente de 14 anos é dada como desaparecida no Distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana
Quaresma Igreja inicia Quaresma com celebrações e lançamento da Campanha da Fraternidade 2026 em Feira
mulheres trans TST cria cotas para mulheres trans em vagas de empresas terceirizadas
áreas de risco Profissionais da saúde que atuam em áreas de risco e conflitos podem receber adicional de 30%; entenda
Ivete do carnaval Ivete abandona escolta da PM após truculência com foliões na Barra-Ondina Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 36°
ChuvaMín. 22° Máx. 32°
Chuvas esparsas