Das dez cidades com maior proporção de pessoas negras [os que se consideram pretos e pardos] no Brasil, nove delas estão na Bahia. A primeira continua a ser Antônio Cardoso, no Portal do Sertão. O município tem 55,1% de negros e também é o segundo do país no quesito. Fica atrás apenas de Serrano do Maranhão (MA), com 58,8%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (22) e correspondem ao Censo 2022 do IBGE.
O segundo município com maior proporção de negros na Bahia é Ouriçangas, no Agreste baiano, com 52,8%; o terceiro é Cachoeira, com 51,8%; e o quarto é Santo Amaro, com 50,9%, as duas últimas no Recôncavo. A quinta cidade do estado em proporção é Conceição da Feira, no Portal do Sertão, com 50,3%;e a sexta é São Francisco do Conde, com 49,9%, na Região Metropolitana de Salvador (RMS)
A sétima é Pedrão, com 49,7%, também no Agreste baiano; a oitava é Salina das Margaridas, com 47,1%, no Recôncavo; e a nona é São Gonçalo dos Campos, com 47%, no Portal do Sertão.
Ainda segundo o IBGE, a Bahia continua a ser o estado brasileiro com maior proporção de pessoas pretas. Neste censo, o percentual foi de 22,4%. Em 2010, era de 17,1%.
Matrícula Renovação de matrícula da rede estadual inicia na segunda-feira (17)
Natal Encantado Prefeito José Ronaldo anuncia retorno do Natal Encantado em Feira de Santana com oito dias de atrações
Turismo Brasil registra recorde histórico de turistas estrangeiros em 2025
Transformação Nordeste se consolida como referência nacional em transformação digital
Natal Encantando Natal Encantando 2025 terá 8 dias de festa em Feira de Santana
Proteção digital Evento sobre proteção digital destaca desafios da segurança e da legislação cibernética em Feira Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Tempo limpo