O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu nesta segunda-feira, 28, com as lideranças estaduais do PSB, MDB e do PT, para debater sobre as estratégias eleitorais de 2024. Na oportunidade, estiveram presentes a deputada federal Lídice da Mata (PSB), o presidente de honra emedebista, Lúcio Vieira Lima, além do chefe petista estadual Éden Valadares e o vice-presidente do PSB, Rodrigo Hita.
Também participaram das conversas, o secretário estadual de Relações Institucionais (Serin), Luiz Caetano e o chefe de gabinete do governador, Adolpho Loyola, considerados articuladores políticos de Jerônimo.
O encontro acontece quatro dias após a decisão do PT Salvador em lançar o nome deputado estadual Robinson Almeida, como pré-candidato para o pleito na capital baiana. O nome do parlamentar foi validado com a presença na Bahia da presidente nacional da sigla, Gleisi Hoffmann, na última sexta-feira, 25.
De acordo com apuração do Portal A TARDE, a batida de martelo da legenda causou insatisfação nos membros governistas que levaram a queixa ao encontro desta segunda, que antecede a reunião do conselho político.
A escolha do nome de Robinson ainda fez com o que o presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Carlos Muniz (PSDB), anunciasse nesta tarde o total apoio à reeleição do prefeito Bruno Reis (União Brasil). Segundo Muniz, ele só marcharia com o governo do Estado, caso fosse lançado o nome do seu antecessor e amigo pessoal, Geraldo Jr. (MDB).
Antes de dar o aval ao nome capaz de enfrentar o pretenso candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), o governador também deve conversar com a base aliada, a exemplo do PSD e Avante, a fim de debater o assunto. Para além, o governador também terá que dialogar com os presidentes da federação PT-PCdoB e PV para entrar em um consenso sobre o candidato ao Palácio Thomé de Souza, tendo em vista que o PCdoB apresentou o nome da deputada estadual Olívia Santana, como pré-candidata.
Além dos parlamentares Robinson Almeida e Olívia Santana, estão no páreo para concorrer a vaga os seguintes nomes: o presidente da Companhia Estadual de Desenvolvimento Urbano (Conder), o ex-vereador Zé Trindade (PSB), a deputada federal Lídice da Mata (PSB), o vereador Sílvio Humberto (PSB) e o deputado federal Antônio Brito (PSD).
Já o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) pode não apresentar o seu nome para vaga. Segundo o chefe da CMS, o vice de Jerônimo não conseguiu reunir forças necessárias para "unificar a base" em torno do seu nome, como desejava. Geraldo Júnior, contudo, ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.
Mega-Sena Mega-Sena sorteia R$ 100 milhões nesta quinta
cooperação acadêmica Reitora da Uefs participa de missão institucional à China para fortalecer cooperação acadêmica
Cursos de férias Funceb abre convocatória para cursos de férias da Escola de Dança
Matrícula Renovação de matrícula da rede estadual inicia na segunda-feira (17)
Natal Encantado Prefeito José Ronaldo anuncia retorno do Natal Encantado em Feira de Santana com oito dias de atrações
Turismo Brasil registra recorde histórico de turistas estrangeiros em 2025 Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo nublado