Há um ano e sete meses, a vida de Karen Alessandra Arantes mudou. Ela foi a última paciente a passar por um transplante de coração na Bahia, em 18 de janeiro de 2022.
Depois disso, o serviço parou de ser oferecido no estado e os pacientes que precisam de um novo coração são transferidos para outros estados. A expectativa é que o serviço seja reativado até dezembro deste ano. [Entenda sobre o cenário no estado ao final da matéria]
Quase 3 mil baianos esperam na fila de transplante de órgãos, aponta Sesab
A aposentada Karen Alessandra conta que, no ano passado, estava internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Bahia, com o coração em falência. Faltavam poucas horas para os aparelhos que a mantinham viva serem desligados, até que algo que ela descreve como milagre aconteceu.
“Fiquei em oxigenação por membrana extracorporal (ECMO) durante 18 dias. No dia que estava programado para desligar os aparelhos, apareceu um doador e fiz o transplante. Foi um milagre”, contou.
A história que levou a aposentada ao transplante de coração começou em 2012, com o diagnóstico da doença de Chagas. Transmitida pelo barbeiro, os casos graves podem causar a insuficiência cardíaca, que foi a situação dela. Nos últimos dias de 2021, Karen fez uma cirurgia arriscada nas válvulas do coração, que foi sucesso.
O problema foi que dois dias depois do procedimento "a Chagas deu o nome" e o coração de Karen praticamente parou de funcionar. Ele entrou em falência no dia 2 de janeiro, mesmo dia em que a filha da aposentada, Bruna Arantes, faz aniversário.
Karen precisou ficar em ECMO, uma espécie de máquina que faz a circulação e oxigenação artificial do sangue, por mais de duas semanas, período em que também fez hemodiálise contínua e integrou a lista de espera pelo novo coração.
“Foi muito difícil. Todos os dias que eu ia visitá-la no hospital, os médicos falavam para eu ficar um pouco mais, porque poderia ser a despedida”, relembrou a filha Bruna.
Operação Carnava Operação Carnaval da PRF registra duas mortes e aumento de acidentes em Feira de Santana
Conselho da Paz Vaticano recusa convite para participar do Conselho da Paz de Trump
Arrastão 2026 'Arrastão' da Quarta de Cinzas terá Léo Santana, Carlinhos Brown, Tony Salles, Fantasmão e Danniel Vieira
Carnaval 2027 Carnaval de Salvador terá 13 dias de festa a partir de 2027
Alerta no tempo Inmet alerta para baixa umidade em 57 cidades da Bahia
Documentos perdidos Saiba como retirar documentos perdidos no Carnaval de Salvador Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 23° Máx. 35°
ChuvaMín. 23° Máx. 29°
Chuva