Retornando do recesso legislativo, após um mês de trabalho intenso dedicado a visitas às comunidades da sede e zona rural de Feira de Santana, o vereador Silvio Dias (PT), em discurso na tribuna da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (1º), lamentou o estado de abandono em que se encontra o município e informou que irá entrar com representação junto ao Ministério Público contra a Prefeitura Municipal para garantia de acesso à educação de qualidade às crianças matriculadas na rede municipal.
“Durante o recesso das atividades na Casa, aproveitamos para fazer várias visitas, e nessas visitas nos deparamos com a situação caótica, situação de abandono em que se encontra Feira de Santana”, iniciou o vereador, aproveitando para pontuar denúncias e reclamações feitas pela população. “Várias denúncias na área da saúde por falta de atendimento em diversos postos de saúde, a ausência de postos na zona rural, inclusive com o Ministério Público tendo que notificar o prefeito municipal por não estar cumprindo o seu papel na área da saúde”, destacou Dias.
O cenário na rede municipal de saúde, segundo Silvio Dias, tem impactado cada vez mais as unidades gerenciadas pelo Estado no município. “A UPA do Clériston Andrade, por exemplo, tem dias em que os pacientes não encontram sequer um lugar para sentar. Nós temos três UPAs em Feira de Santana , a da Mangabeira e Queimadinha, administradas pelo Município,e que permanecem diariamente vazias porque os pacientes, ao chegarem em busca de atendimento, são orientados a se dirigirem à UPA do Clériston, gerenciada pelo Estado”, denunciou.
Na área da educação, conforme o vereador, a situação não é diferente. Silvio Dias, destacando o “tratamento perverso” direcionado aos alunos da rede municipal de ensino pelo prefeito Colbert Martins, cobrou providências. “É um absurdo o que está acontecendo na educação nesta cidade. Em Alecrim Miúdo, não tem professor. A APLB intermediou a discussão, assegurando assim o pagamento integral dos salários dos professores, contrariando o desejo do governo que queria efetuar o pagamento de forma parcelada”, afirmou.
Indignado, o vereador petista relembrou vídeos que circularam nas redes sociais mostrando uma mãe reivindicando a disponibilização de professores nas escolas municipais para garantia do ensino às crianças. “Essa não é uma realidade isolada, acontece na sede e nos distritos. No último dia 21, estive na comunidade da Barra, distrito de Jaguara, uma comunidade infelizmente esquecida em todos os sentidos pelo poder público municipal. Barra não dispõe sequer de um posto de saúde onde o médico possa atender à população, os atendimentos são feitos na igreja católica, assim como também no povoado de Morrinhos”, reclamou o vereador.
Silvio Dias denunciou ainda o desrespeito à carga horária nas escolas da zona rural, pontuando que os alunos da rede municipal contam apenas com dois dias de aulas nas unidades municipais. “A escola da Barra só tem aula às segundas e terças-feiras. As escolas do município não estão cuidando de nossas crianças como se deve. O prefeito deveria aprender com o governo do estado como tratar a educação, como tratar as nossas crianças. Vamos entrar com uma reclamação junto ao Ministério Público contra a Prefeitura Municipal por conta da situação da escola municipal de Jaguara, para que a gestão garanta educação à nossas crianças”, concluiu.
Pesquisa Lula lidera corrida presidencial com 40% contra Flávio Bolsonaro, aponta PoderData
Dois de Julho Cachoeira recebe título de capital da Bahia em homenagem à luta pela Independência
Abate de jumentos Projeto proíbe abate de jumentos devido ao risco de extinção
Jaques Wagner Jaques Wagner recorre ao STF e pede anulação de operação da PF
Inteligência Artifi Câmara aprova criação da Política Municipal de Inteligência Artificial e Inovação em Feira
crimes sexuais Por unanimidade, STF determina novas regras para processos de crimes sexuais Mín. 19° Máx. 24°
Mín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas