Sexta, 19 de Setembro de 2025 01:35
75 98251-4963
Polícia Conjunto Penal

Inaugurado refeitório do Conjunto Penal de Feira; detentos terá galpão de trabalho

Estes serviços que buscam humanizar tanto o espaço de trabalho dos servidores da unidade, como também melhorar, e muito, as condições de ressocialização e humanização dos detentos e detentas

30/03/2023 14h51 Atualizada há 2 anos
Por: Carlos Valadares Fonte: Página de Notícias
Foto: Carlos Valadares
Foto: Carlos Valadares

Na manhã desta quinta-feira (30), o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (SEAP), José Antônio Maia Gonçalves, foi realizada solenidade de inauguração do espaço de refeição, cozinha e conforto para seus servidores, e ainda o anúncio da ordem de serviço do galpão de trabalho dos internos e das adequações na segurança do módulo Siscopen.

Estes serviços que buscam humanizar tanto o espaço de trabalho dos servidores da unidade, como também melhorar, e muito, as condições de ressocialização e humanização dos detentos e detentas, e trazer a modernização do sistema penitenciário e melhorias das condições gerais.

Segundo José Antônio Maia Gonçalves, Secretario de administração penitenciária e Ressocialização do estado da Bahia, além de Feira de Santana ser a segunda maio cidade da Bahia, nós também temos o olhos voltados avaliar que é a maior população carcerária da do interior. "Hoje estamos aqui inauguração do espaço de refeição, cozinha e conforto para os servidores, e ainda o anúncio da ordem de serviço do galpão de trabalho dos internos e das adequações na segurança do módulo Siscopen", destaca. 

Ainda segundo o secretário, o galpão visa a ressocialização dos internos com de práticas laborativas e educacionais, como projetos de leitura, educação à distância e trabalhos internos. "A partir da participação dos indivíduos, a remissão de pena poderá ser concedida", salienta.

Foto: Carlos Valadares

O Arcebispo da Arquidiocese de Feira de Santana, Dom Zanoni avaliou essas novidades para ressocialização dos detentos como positiva. "Ficamos muito satisfeitos com essa iniciativa, sobretudo no tratamento das pessoas. Compreendendo que a ressocialização é uma maneira de manifestar a dignidade de todos ser humano e a critério de salvação cristã, precisamos ter essa preocupação. estava preso e vieste me visitar e  estamos dispostos a colaborar nesse trabalho tão importante para a sociedade", avalia. 

Foto: Carlos Valadares

Liliane do Amaral,  coordenadora regional da defensoria pública, falou que  esse é o primeiro momento que  sente uma evolução considerável do principio constitucional, que rege justamente sobre a permanência da pessoa no cárcere. " A presença de atividades profissionais e atividades que possam engrandecer o psicológico do custodiado e com esses novos projetos de reutilizar as áreas úteis do Conjunto Penal são maravilhosos" pontua. 

Foto: Carlos Valadares

O deputado federal, Jose Cerqueira Neto (PT), falou sobre a importância da humanização no setor carcerário. "Buscar fazer um ambiente melhor não só para os detentos, mas para os trabalhadores daqui tenham melhor condições de trabalho, como foi o que aconteceu com o refeitório e a cozinha. Uma inauguração importante  para que também os detentos possam exercer algumas funções que os ajude tanto psicologicamente quanto profissionalmente, assim podendo sair da regime prisional de forma qualificada", avalia.

Com informações: Carlos Valadares

Por: Mayara Silva

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.