Sexta, 16 de Janeiro de 2026 11:52
75 98251-4963
Política Posse

Após solenidade de posse, deputados reconduzem Adolfo Meneses à presidência da ALBA

Meneses disputou a presidência com Hilton Coelho do PSOL e venceu por 61 a 2

02/02/2023 05h35
Por: Carlos Valadares Fonte: Página de Notícias

 

foto Raimundo Mascarenhas

Página de Notícias

Com a inédita presença do governador Jerônimo Rodrigues e do vice-governador Geraldo Júnior, a Assembleia Legislativa empossou os deputados que integrarão o Parlamento na 20ª Legislatura e elegeu a Mesa Diretora para o biênio 2023/2025. O presidente Adolfo Menezes recepcionou o governador e o vice-governador na rampa de acesso ao Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, acompanhando-os junto com um grupo de parlamentares até a antessala do plenário. Abriu os trabalhos pontualmente às 14h30, compondo a Mesa de Honra dos Trabalhos com os deputados Vitor Bonfim e Sandro Régis, respectivamente 1º e 2º secretários, além do governador Jerônimo Rodrigues e o vice Geraldo Júnior – a quem agradeceu o gesto de gentileza política inédita – marca do relacionamento republicano e de respeito mútuo entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário na Bahia.

foto Raimundo Mascarenhas

De pé, os parlamentares escutaram o presidente fazer o juramento e em seguida foram chamados a fazê-lo. Foi necessária a chamada dos ausentes para seis deputados e depois, já na sessão de eleição da Mesa, prestou juramento e foi empossado o deputado Pancadinha que tivera um aumento da pressão arterial. Todos foram declarados empossados às 15h05. O governador Jerônimo Rodrigues e o vice Geraldo Júnior se despediram e, então, foi iniciada a segunda sessão preparatória para a eleição da Mesa, que transcorreu sem incidentes sob a presidência do deputado Nelson Leal (PSD). Todos os candidatos foram ao microfone registrar candidatura, mas apenas Adolfo Menezes e Hilton Coelho discursaram da tribuna.

foto Raimundo Mascarenhas

Observando a proporcionalidade partidária, as lideranças partidárias construíram uma chapa de consenso para oito dos nove cargos do colegiado e as cinco suplências. Ficou de fora apenas a presidência, pois o deputado Hilton Coelho (Psol) também pleiteou o cargo, como já o fizera na eleição da Mesa anterior, mas foi derrotado pelo presidente Adolfo Menezes (PSD) por 61 x 2 – o maior placar da eleição, pois para os demais cargos o escore oscilou entre 56 e 59 votos. O resultado foi proclamado às 16h48 e a posse do presidente, do 1º e 2º secretários, deputados Marcelo Veiga (UB) e Samuel Junior (Republicanos), assumiram seus lugares na Mesa e o presidente foi à tribuna para fazer o discurso de posse, quando se emocionou ao falar da família. Antes de encerrar os trabalhos, ele convocou uma sessão solene para esta sexta-feira, às 9h, quando serão reabertos os trabalhos legislativos e o governador Jerônimo Rodrigues lerá a sua primeira mensagem anual ao Parlamento.

fonte Calila Notícias

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.