Na manhã da última terça-feira (31), foi realizada uma palestra sobre o atendimento a grupos vulnerabilizados da Academia de Polícia do Estado da Bahia (Acadepol) para delegados, investigadores e escrivães da 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). O encontro ocorreu no Complexo Educacional (antigo Feira Tenis Club), em Feira de Santana. A Coercid faz o acompanhamento das ocorrências registradas em todo o estado.

A delegada Ana Cristina, coordenadora da Coordenação Especializada de Repressão aos Crimes de Intolerância e Discriminação (Coercid), contou que o curso teve como foco atualizar os policiais sobre o atendimento de ocorrências que envolvam injúria racial. “Precisa que quando ocorrerem as situações, as pessoas registrem, procurem a polícia, os meios legais para que não fiquem impunes os crimes praticados. É preciso também que a sociedade se conscientize de que não cabe nenhuma forma de discriminação. Infelizmente, a gente ainda tem números que falam sobre racismo, injúria racial, é tanto que a lei mudou, recentemente, foi editada e publicada uma nova Lei agravando a pena da Injúria Racial, inclusive colocando como inafiançável e imprescritível. Na prática, o que acontece é que o autor da injúria racial, se conduzido à delegacia, não será arbitrada a fiança dele, será lavrado o auto de prisão em flagrante e ele será levado à audiência de custódia”, informou a delegada Ana Cristina.
O curso segundo a coordenadora, o objetivo é sensibilizar os policiais para esse tipo ocorrências. “O curso tem duas finalidades, que é a sensibilização dos policiais para essas questões, atender com um olhar diferenciado, com alguns cuidados a mais em relação às demais ocorrências, e também tem a parte da capacitação, que é o treinamento. A gente sempre traz questões práticas, debates, discute com os policiais as dificuldades que eles encontram, e com a finalidade que realmente seja feito um melhor atendimento ao público.”
Entrega das luvas Oficiais da Polícia Militar são promovidos em Feira de Santana
Morte de vereador Polícia Civil realiza nova prisão de acusado de matar vereador e assessor em Santa Amaro
Feminicídio Réu acusado de feminicídio que chocou Vitória da Conquista será julgado em Feira de Santana
Pré-Carnaval Quatro foragidos da Justiça são presos durante festas de Pré-Carnaval
Apreensão de peças PM apreende peças de motocicletas durante diligência no bairro Aviário
Porte ilegal Homem é preso por porte ilegal de arma no bairro Limoeiro, em Feira de Santana Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas