Domingo, 11 de Janeiro de 2026 23:41
75 98251-4963
Geral Justiça

Feira de Santana vai ganhar 4ª vara de família.

Nós contamos atualmente com três cartórios de vara de família que tem uma média de cinco mil processos cada uma

22/05/2022 13h55
Por: Carlos Valadares Fonte: Página de Noticias

 

 

 

foto internet

Página de Notícias

Membros da OAB Subseção Feira de Santana participaram de uma reunião na presidência do Tribunal de Justiça da Bahia, em Salvador, com o objetivo de ratificar o pleito de criação da 4ª Vara das Famílias de Feira de Santana, representando a advocacia, de modo a trazer mais eficiência ao cartório integrado, uma vez que a 1ª, 2ª e 3ª varas contam com um acervo de aproximadamente 5.000 processos, cada, o que inviabiliza a celeridade e a efetividade, bem como a atenção que o direito das famílias e sucessões merecem.

A vice-presidente da OAB Feira, Lorena Peixoto, se mostrou muito feliz com o resultado da reunião, principalmente porque o presidente do TJ-BA foi eleito pelo Quinto Constitucional e se mostrou sensível a essa demanda da advocacia. “O fato de a reunião ter contado com a participação de dois magistrados também é algo para comemorar, pois mostra o quanto é importante que diálogos como esse, entre a advocacia e os magistrados aconteçam, pois só clarificam que o Judiciário só funciona se todos estiverem trabalhando com cooperação, o que reflete em benefícios para a sociedade”, disse.

foto Carlos Valadares/Lorena Peixoto vice presidente da OAB/Feira.

“Nós contamos atualmente com três cartórios de vara de família que tem uma média de cinco mil processos cada uma, nós entendemos que é humanamente impossível dá a efetiva prestação jurisdicional a todos aqueles que buscam o judiciário atrás de um provimento né do juiz, levando em consideração que as varas das famílias é de uma competência que demandam uma sensibilidade, uma efetividade que envolve interesse do menor, do adolescente, envolve alimento. Então é necessário outro cartório que possa dar essa divisão e aumentar a produtividade, porque no momento em que contamos com a média de cinco mil processos fica impossível o provimento jurisdicional de forma célere. A implantação da quarta vara de família vai favorecer este cenário não apenas advocacia como sobre tudo e principalmente a sociedade”.

Ainda participaram da reunião na presidência do TJ-BA, Dra. Fernanda Barreto, atual presidente do IBDFAM/BA, e Dr. Alberto Raimundo, magistrado e ex-presidente do Instituto, bem como a presidente da AMAB, juíza Nartir Weber. Dra. Esmeralda Oliveira, secretaria geral da OAB Seccional Bahia também se fez presente.

Por Carlos Valadares

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.