foto internet
Página de Notícias
Membros da OAB Subseção Feira de Santana participaram de uma reunião na presidência do Tribunal de Justiça da Bahia, em Salvador, com o objetivo de ratificar o pleito de criação da 4ª Vara das Famílias de Feira de Santana, representando a advocacia, de modo a trazer mais eficiência ao cartório integrado, uma vez que a 1ª, 2ª e 3ª varas contam com um acervo de aproximadamente 5.000 processos, cada, o que inviabiliza a celeridade e a efetividade, bem como a atenção que o direito das famílias e sucessões merecem.
A vice-presidente da OAB Feira, Lorena Peixoto, se mostrou muito feliz com o resultado da reunião, principalmente porque o presidente do TJ-BA foi eleito pelo Quinto Constitucional e se mostrou sensível a essa demanda da advocacia. “O fato de a reunião ter contado com a participação de dois magistrados também é algo para comemorar, pois mostra o quanto é importante que diálogos como esse, entre a advocacia e os magistrados aconteçam, pois só clarificam que o Judiciário só funciona se todos estiverem trabalhando com cooperação, o que reflete em benefícios para a sociedade”, disse.
foto Carlos Valadares/Lorena Peixoto vice presidente da OAB/Feira.
“Nós contamos atualmente com três cartórios de vara de família que tem uma média de cinco mil processos cada uma, nós entendemos que é humanamente impossível dá a efetiva prestação jurisdicional a todos aqueles que buscam o judiciário atrás de um provimento né do juiz, levando em consideração que as varas das famílias é de uma competência que demandam uma sensibilidade, uma efetividade que envolve interesse do menor, do adolescente, envolve alimento. Então é necessário outro cartório que possa dar essa divisão e aumentar a produtividade, porque no momento em que contamos com a média de cinco mil processos fica impossível o provimento jurisdicional de forma célere. A implantação da quarta vara de família vai favorecer este cenário não apenas advocacia como sobre tudo e principalmente a sociedade”.
Ainda participaram da reunião na presidência do TJ-BA, Dra. Fernanda Barreto, atual presidente do IBDFAM/BA, e Dr. Alberto Raimundo, magistrado e ex-presidente do Instituto, bem como a presidente da AMAB, juíza Nartir Weber. Dra. Esmeralda Oliveira, secretaria geral da OAB Seccional Bahia também se fez presente.
Por Carlos Valadares
Embasa Embasa adota Nota Fiscal Eletrônica e muda layout da conta de água
Conta de luz Aneel mantém bandeira verde e anuncia calendário para 2026
Trabalho escravo Brasil atinge recorde histórico de denúncias de trabalho escravo em 2025
Feminicídio Zero Feira de Santana adere à campanha Feminicídio Zero durante o Campeonato Baiano
Denúncias Bahia registra 31 mil denúncias de violações de direitos humanos 2025;
gestão de bens MP-BA recomenda ajuste na gestão de bens de município baiano após abandono de veículos na rua Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 36°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 36°
Tempo nublado