Um ônibus escolar da Prefeitura de Wenceslau Guimarães, conhecido popularmente como "amarelinho", foi flagrado circulando na Praia de Guaibim, no município de Valença, no último sábado (3). As imagens do veículo em área turística chamaram atenção nas redes sociais e levantaram questionamentos sobre a legalidade do uso.
De acordo com as normas que regem o transporte escolar, esses veículos devem ser utilizados exclusivamente para o deslocamento de estudantes até as unidades de ensino ou para atividades pedagógicas previamente previstas no calendário escolar. O uso para fins de lazer, turismo ou qualquer outra finalidade é vedado.
As regras são estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao Ministério da Educação, que define o transporte escolar como um serviço de caráter estritamente educacional.
Segundo orientações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a utilização de veículos oficiais fora da finalidade prevista pode configurar desvio de uso, o que pode resultar em sanções administrativas. Dependendo do caso, a prática também pode ser enquadrada como crime e ato de improbidade administrativa.
Traumatismo Bolsonaro sofre traumatismo cranioencefálico após queda na cela da PF
Igreja na Venezuela Em carta, CNBB expressa apoio à Igreja na Venezuela
Tribunal da Bahia STF decide que ALBA não poderá julgar contas de tribunal da Bahia
Agressão Geddel Vieira Lima recebe mata-leão durante confusão em condomínio de Camaçari
Alta médica Bolsonaro recebe alta hospitalar e retorna à carceragem da PF em Brasília
Lula 2026 Lula comemora indicadores em 2025 e afirma sobre 2026: ‘Vamos entregar muito mais’ Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsas